Como saber se preciso operar o menisco?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Lesões em alça de balde (longitudinais grandes) também incomodam e são instáveis, causando sintomas; Lesões radiais completas (atravessando o menisco) fazem com o que todo o menisco saia do lugar. Essas lesões, normalmente, precisam de cirurgia.

Tratamento sem cirurgia para a lesão do menisco no joelho
Medicações por sistêmicas para controle de sintomas e inflamação. Medidas não farmacológicas de controle de dor (gelo, entre outras) Infiltração do joelho (injeção na articulação) para controle de sintomas e inflamação.

É bom andar com um menisco rompido? Diversos estudos apontam que não há problema em andar com um menisco danificado porque fortalecem os músculos e ajudam na recuperação após a cirurgia.

Meniscos são duas estruturas internas do joelho, formadas por fibrocartilagem, que servem para absorção e distribuição de força e impactos, além de contribuírem para a estabilidade do joelho. Temos um menisco no lado de fora do joelho (lateral), e um no lado de dentro do joelho (medial).

O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral.

O teste é realizado com o paciente em decúbito dorsal relaxado. O joelho a ser testado deve ser totalmente flexionado. O examinador segura a sola do pé com uma das mãos e palpa a face medial ou lateral da articulação tibio-fibular. Este teste é usado para determinar danos ao menisco lateral ou medial.

A acurácia da ultra-sonografia foi observada em 69,1% para o menisco lateral e em 65,4% para o menisco medial. Os autores concluem que a ultrasonografia de joelho é um método de diagnóstico que pode ser utilizado.

O principal sintoma de uma ruptura do menisco é a dor na articulação do joelho. Você também pode sentir uma sensação de travamento no joelho, e muitas vezes ele está inflamado, com vermelhidão, inchaço e calor local. Também pode haver uma sensação de fraqueza na perna e uma sensação de que o joelho se dobra ou “cede”.

A rotura meniscal geralmente levará de seis a oito semanas para cicatrizar completamente se a lesão estiver na zona vermelha.

Um bom exercício é fazer agachamentos, aumentando o grau de flexão do joelho, o objetivo pode ser tentar agachar ao máximo, até ser possível sentar nos calcanhares. Ao fim de cada sessão pode ser útil colocar um bolsa de gelo durante 15 minutos no joelho para desinchar a região ou evitar que inche.

Quais são os riscos das cirurgias de menisco
Fratura de insuficiência; Lesão de nervo; Infecção; Complicações clínicas, anestésicas, trombose ou tromboembolismo.

Existem 9 tipos de lesão do menisco, e a pior delas é a lesão radial.

Medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno e naproxeno, também podem reduzir o inchaço associado, geralmente novamente o líquido se acumula quando interromper o uso.

Pacientes com ruptura de menisco apresentam dor no joelho, alternando períodos de melhora e piora, atividades que envolvam agachamento podem exacerbar a dor. Edema e inchaço também podem estar presentes.

9. Porque o menisco medial é mais lesado? O menisco medial é o mais lesado porque é uma estrutura menos móvel e, portanto, com menos capacidade suportar uma rotação do joelho em um entorse associado a lesão do ligamento cruzado anterior, por exemplo.

Por que doi? A dor aguda é causada pelo menisco lesionado ("rasgado"), que puxa sobre a cápsula da articulação sinovial bem inervados. Inchaço resulta de inflamação da membrana sinovial e derrame (popular "água no joelho") por excesso de produção de líquido sinovial.

Joelheiras podem ser recomendadas em alguns casos; – Elevar o joelho com o auxílio de travesseiros; – O uso de analgésicos e anti-inflamatórios poderá ser realizado com prescrição médica; – Usar palmilhas Pés Sem Dor.