Como saber se preciso de um urologista?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Em homens e mulheres os sinais podem ser:

  1. desconforto ao urinar;
  2. gotejamento;
  3. incontinência urinária;
  4. presença de sangue na urina;
  5. aumento da frequência urinária diurna e noturna;
  6. diminuição do fluxo urinário.

Ao longo da vida, a importância da consulta com urologista também é preventiva ou pode ser motivada pelo surgimento de alguns problemas. Isso inclui desde as análises de rotina sobre a saúde do trato urinário, até o combate de DSTs, problemas sexuais, na bexiga, rins, etc.

Na primeira consulta com o urologista é normalmente realizada uma avaliação geral do estado de saúde e é feita uma pequena entrevista sobre o histórico de família em relação a problemas urinários ou do sistema reprodutor masculino.

nefrologista

O urologista é o médico que passou pela residência em cirurgia e teve uma especialização em urologia, ou seja, ele tornou-se um cirurgião urológico. Dessa forma, ele irá examinar as doenças que acometem os rins e que precisam de tratamento cirúrgico. Já o nefrologista é um especialista clínico.

a regra é regra não faço depilação que o seu urologista consegue arrumar uma forma de desaminar de perguntar de resolver os problemas não é comum não é comum os pacientes é terem essa dúvida na recepção mas é uma coisa que aparece muito na internet né então por que faz crescer.

O mais recomendado é que os adolescentes a partir dos 15 ou 16 anos já façam a primeira consulta com o urologista. Pode ser antes ou depois de ter iniciado a vida sexual. O médico costuma dar orientações sobre sexualidade, como prevenir DSTs, higiene e fazer uma revisão do sistema genial.

a partir de 40 anos

Os especialistas recomendam que homens a partir de 40 anos façam a primeira visita ao urologista. A partir dessa primeira consulta, será determinado a frequência das consultas posteriores de forma individual, de acordo com o risco de cada um para desenvolver os vários tipos de doenças urológicas..

Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais.

Com o dedo, o urologista identifica, rapidamente através do exame de toque a presença de pequenos caroços na próstata, que podem significar a formação de um câncer e consegue estimar o tamanho da próstata, que quando muito aumentada pode causar dificuldade para urinar e indicar outras doenças da próstata.

De acordo com o Dr. João Pedro Telles, sempre que o paciente sentir dor, relacionado ao trato urinário e/ou genital, ele deve procurar um urologista. Além disso, quando ocorrem sangramentos, secreção genitais, ardência, desconforto e dificuldade ao urinar, também é indicada uma consulta com um profissional da urologia.

Geralmente, a consulta com urologista quanto custa varia entre R$150 e R$200 nos consultórios particulares, mas isso não exclui a possibilidade de encontrar locais mais baratos ou mais caros que esses valores.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

Qual exame devo fazer para saber se meus rins estão funcionando normalmente? É necessário fazer o exame chamado creatinina. Com esse exame, você vai saber como esse rim está depurando e funcionando.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Uma das causas que impedem boa parte das pessoas de irem ao médico urologista particular é exatamente o preconceito. Além disso, de imaginar situações que não correspondem à realidade. Nesse sentido, a primeira coisa a se fazer para perder essa vergonha, é ter em mente que se trata da saúde.

Boa tarde, a princípio sim, você pode passar em consulta sozinho, caso seja seu desejo, especialmente se for para um exame de rotina e tirar suas dúvidas; porém, caso seja necessário qualquer tratamento, um maior responsável é necessário.