Como saber se preciso de um psicólogo ou psiquiatra?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Se ele se sente ansioso ou estressado, deprimido ou desanimado, a ajuda da psicologia poderá ser muito benéfica. Para transtornos com sintomas físicos mais evidentes, crônicos e com quadros clínicos acentuados, vale a pena a procura pela psiquiatria.

O psiquiatra é o médico que para tratar a ansiedade e seus sintomas. O clínico geral também pode ser uma figura-chave para a detecção do transtorno e o psicólogo colabora com o tratamento.

Primeira consulta com um psiquiatra
Eles perguntam sobre o histórico de vida das pessoas, pois querem saber se há casos de depressão em algum familiar. Além disso, os psiquiatras também questionam se os pacientes passaram por algum trauma durante a vida. Outra coisa que o psiquiatra faz é pedir alguns exames.

Atuação do médico psiquiatra
Ela inclui a análise do estado mental e físico do paciente, como a verificação da pressão arterial e batimentos cardíacos.

Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais. Para uso dos testes, devem ser procurados os psiquiatras autorizados para aplicá-los.

Não há uma ordem correta de qual profissional procurar primeiro. O psicólogo poderá achar necessário te encaminhar para um psiquiatra, assim como o psiquiatra poderá achar necessário te encaminhar para um psicólogo. O psiquiatra cuidará da parte medicamentosa e o psicólogo conduzirá um processo terapêutico.

O psicólogo não prescreve medicações. No entanto, caso perceba necessidade, ele encaminhará para o psiquiatra que avaliará a necessidade de medicamentos. O processo da psicoterapia ocorre de forma progressiva, ou seja, a melhora vai ocorrendo gradualmente.

Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Os atendimentos psicológicos são pautados pela ética e sigilo (ou seja o psicólogo não irá sair contando o que você fala pra sua família). Porém em alguns casos específicos o psicólogo pode optar pela quebra de sigilo e compartilhar informações sem a autorização do por escrito do paciente.

A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a inte- gração de informações provenientes de diversas fontes de informação, dentre elas: testes psicológicos, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos.

O teste DASS-21 foi desenvolvido para mensurar, definir e compreender os estados emocionais negativos da depressão, da ansiedade e do estresse. Eles são avaliados considerando a permanência e a severidade de suas ocorrências.

O problema é quando a preocupação é tão excessiva que causa prejuízo direto e por um período prolongado. Nesses casos, o mais indicado é buscar a ajuda de um médico psiquiatra, responsável por diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Nesse sentido, a ansiedade pode ser tratada por meio da psicoterapia, que pode ser realizada por um psicólogo, ou sob auxílio de medicação, que somente poderá ser prescrita por um psiquiatra.

Entretanto, precisamos explicar melhor isso para que não haja confusão! O profissional especialista em tratar ansiedade, depressão e outras doenças da mente é o psiquiatra, aliado muitas vezes ao psicólogo, psicoterapeuta e outros profissionais.

O diagnóstico da ansiedade é realizado pela análise clínica com um médico psiquiatra, o qual verificará os sintomas apresentados pelo paciente. O tratamento consiste, principalmente, em psicoterapia, sendo que, em alguns casos, a administração de medicamentos pode ser recomendada.

250,00 reais

Quanto custa uma consulta com um psiquiatra
O valor da consulta depende muito da cidade, do médico e se o paciente tem plano de saúde ou não. Em 2021, o preço médio da consulta com um psiquiatra é de 250,00 reais, na rede privada. Além disso, para casos mais leves, o acompanhamento é a cada dois meses.

O acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Caso contrário, pode haver um certo constrangimento na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema.

Portanto, quando a doença mental apresenta sintomas prejudiciais à qualidade de vida do paciente, inclusive, colocando-o em risco, como acontece em surtos psicóticos e tentativas de suicídio, o tratamento medicamentoso é indispensável. Somente o médico psiquiatra está apto a tomar essa decisão e prescrever os remédios.

A importância do diagnóstico correto da depressão
Não existe um exame capaz de confirmar a doença. O diagnóstico da depressão é feito pelo médico psiquiatra a partir de uma conversa sobre o histórico familiar, o momento atual vivido e alguns testes para avaliar o estado mental.