Como saber se preciso de lavagem intestinal?

Perguntado por: agil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A lavagem intestinal é indicada para a preparação de exames de imagem do intestino, em alguns casos. Ela também pode ser feita antes de cirurgias gastrointestinais. Outra indicação do procedimento é em casos de constipação intestinal severa, em que há fezes ressecadas paradas no intestino.

A solução que é utilizada na lavagem intestinal pode ser preparada ou comprada, podendo ser solução hipertônica de cloreto de sódio, solução com fosfato de sódio ou solução glicerinada, por exemplo.

Geralmente o efeito ocorre em alguns minutos. Depende de diversos fatores, como a forma de aplicação, a quantidade e a consistência das fezes presentes no reto.

A obstrução do intestino delgado causa sintomas logo após seu início: cólicas abdominais, centradas ao redor do umbigo ou no epigástrio, vômitos e — em pacientes com obstrução completa — obstipação. Os pacientes com obstrução parcial podem desenvolver diarreia. Dor intensa e contínua sugere estrangulamento.

Beba muito líquido, mas álcool com moderação, porque ele ajuda a desidratar as fezes; Saiba que a ingestão de farelo em pó pode aumentar a produção de gases; Coma frutas, se possível com casca, nos intervalos entre as refeições; Tente administrar as situações de estresse e as crises de ansiedade.

Sendo assim, é possível esvaziar o intestino usando laxantes osmóticos. Laxantes osmóticos são aqueles que puxam água para as fezes, o que acelera o trânsito intestinal e a eliminação de fezes.

Beber água morna com limão logo pela manhã; Fazer massagem na barriga; Estabelecer uma rotina de horários disciplinada para se alimentar, se exercitar e evacuar; Ingestão maior de probióticos para recuperar a flora intestinal.

O Muvinlax, é um deles, que pode levar apenas de 3 a 6 horas para fazer efeito, promovendo alívio rápido e com menos tendência a efeitos colaterais como cólicas, inchaços e gases.

R$ 76,89.

Dulcolax é um laxante de ação local que atua diretamente na parede do intestino. Sua substância ativa, o bisacodil, estimula o movimento intestinal e promove acúmulo de água dentro do intestino, facilitando a eliminação das fezes.

Confira alimentos que ajudam a soltar o intestino e, por isso, são chamados de laxantes naturais:

  1. Ameixas. “A ameixa é bastante indicada contra a constipação. ...
  2. Café Além de manter as pessoas acordadas, o café pode servir como estimulante para o funcionamento do intestino. ...
  3. Chia e linhaça. ...
  4. Kiwi. ...
  5. Ruibarbo.

A constipação intestinal está entre as doenças funcionais do intestino mais comuns, onde cerca de 80% das pessoas sofrem com esse problema. Porém, o que muitas delas não sabem é que ficar mais de 3 dias sem ir ao banheiro não deve ser considerado normal, muito pelo contrário, deve ser investigado e tratado.

Entenda como é feito o exame enema opaco. No entanto, o clister não deve ser feito mais do que 1 vez por semana, pois pode causar alterações na flora intestinal e provocar alteração do trânsito intestinal, piorando a prisão de ventre ou levando ao surgimento de diarreia crônica.

Antes de mais nada, é preciso saber que alimentos ricos em fibras como ameixa, abóbora, aveia, chia, laranja e mamão contribuem para a formação do bolo fecal servindo como laxante.