Como saber se precisa fazer o cabeçote?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Quando preciso fazer a retífica do cabeçote?

  1. Problemas para fazer o motor funcionar ao ligar o veículo;
  2. Superaquecimento do motor;
  3. Quebra da correia dentada;
  4. Baixo nível ou ausência de óleo lubrificante.

Remoção da junta de cabeçote só deve ocorrer quando há absoluta necessidade de se abrir o motor; somente substituir a peça não evita fatores que levam à sua queima. Discutir a importância do bom funcionamento do sistema de arrefecimento do motor é chover no molhado, pois todo mundo (mecânicos e entusiastas) sabe disso.

A retífica acontece internamente no motor, por isso não há muitos sinais aparentes. O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.

O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000. Contudo, vale ressaltar que essas são quantias estimadas, de acordo com o que costuma ser visto no mercado. Para saber o preço exato para a retífica de cabeçote do seu veículo, é necessário consultar diferentes oficinas e mecânicos.

A causa mais comum de danos severos ao cabeçote é quebra da correia dentada que aciona o comando de válvulas.

Em termos de valor, uma junta de cabeçote de um carro popular pode ficar entre R$ 150 e R$ 400. A retífica de um modelo popular fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

a temperatura que. o a junta suporta a trabalhar é abaixo de 100 graus acima disso Isso tem uma tolerância né de até 110 graus depois disso depois de 110 como eu falei já começa a ocasionar problema na junta pode ser a curto ou a longo prazo se o cara conduzir por exemplo aí.

É importante destacar que apesar de algo simples, existe todo um processo envolvido nessa troca e seu custo gira a partir de R$ 150,00.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

Quais os principais sinais de que o motor do carro está fundido?

  1. Ruídos leves. ...
  2. Superaquecimento do motor. ...
  3. Dificuldades em dar a partida. ...
  4. Odores repentinos. ...
  5. Aumento do consumo de combustível. ...
  6. Marcas de óleos visíveis no chão. ...
  7. Fumaça escura saindo do cano de escape.

O teste mais eficaz para ter Certeza se a junta do cabeçote está realmente queimada é o de estanqueidade do cilindro. Esse teste é feito injetando ar comprimido no cilindro e avaliando por onde ocorre a perda.

Só a troca da peça pode ser suficiente, mas, em casos mais graves é necessário fazer a retífica do cabeçote. Sem retífica: quando se percebe logo o superaquecimento do motor, o dano é menor e é mais simples – basta trocar a junta do cabeçote.

A queima da junta ocorre devido a alta temperatura de trabalho e muitas vezes é decorrente do sobreaquecimento do motor. Os sintomas deste problema são: Diminuição da água do radiador. Velas de ignição úmidas.

Motor fundido: veja os sinais que indicam que ele está com problemas sérios

  1. Luzes de verificação no painel. ...
  2. Barulhos e ruídos. ...
  3. O motor apresenta instabilidade. ...
  4. Marcas de óleo são visíveis no chão. ...
  5. Odores repentinos dentro do veículo. ...
  6. O consumo de combustível aumenta. ...
  7. Perda de potência. ...
  8. Fumaça “colorida” no cano de escape.

Alguns sinais de que o motor pode precisar de retífica incluem o consumo excessivo de óleo, a perda de potência ou o aparecimento de ruídos estranhos. Geralmente, a retífica é feita se o motor sofrer algum dano decorrente de superaquecimento ou de falta de lubrificação.

O preço da retífica completa de motor varia muito, de acordo com a especialidade de cada oficina, com a região e até mesmo com o tipo de carro. É possível encontrar esse serviço por valores que vão de R$ 2 mil a R$ 7 mil.

Se o líquido de arrefecimento estiver circulando corretamente, você poderá ver o movimento do líquido dentro do radiador. É importante lembrar que o motor deve estar frio antes de abrir o sistema de arrefecimento para evitar queimaduras por contato com o líquido quente.

Ao menor sinal de superaquecimento (luz no painel, ponteiro da temperatura do motor, barulho estranho ou vapor saindo debaixo do capô), portanto, pare o carro.

A retífica de cabeçotes geralmente é feita para corrigir folgas e assentamentos. Após desmontar o componente, ele passa por um teste de pressão. É onde se descobre se há trincas ou rachaduras na peça. Se este for o caso, deve ser feita uma soldagem.