Como saber se passei na prova teórica do Detran?

Perguntado por: vassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Candidatos a serviços de habilitação podem consultar o resultado do exame teórico realizado. Basta informar o número do RENACH, data de nascimento e data da prova.

Para ser aprovado é preciso acertar 70% que equivalem a 21 questões das 30 questões totais que compõe a prova toda do DETRAN.

Sim. Para consultar as etapas concluídas, resultado das provas teóricas e práticas, clique aqui. Para consultar as aulas teóricas e práticas realizadas, clique aqui para a opção “Consulta de Aulas Teóricas” ou clique aqui para a opção “Consulta de Aulas Práticas”, conforme o caso.

Candidatos a serviços de habilitação podem consultar o resultado do exame teórico realizado. Basta informar o número do RENACH, data de nascimento e data da prova. D epois marque a opção "Não sou um robô" e realize a consulta.

Depois de aprovado na prova teórica, matricule-se numa autoescola credenciada que ofereça curso prático. Consulte aqui se o CFC/autoescola de sua escolha está credenciado no Detran.SP. categoria A (motocicletas e veículos similares): no mínimo 20 horas-aula, das quais 04 no período noturno.

Para saber se você foi aprovado ou não, basta acessar o site do DETRAN, preencher os campos do formulário e conferir o resultado. Você também pode pedir para a autoescola verificar o resultado da sua prova. Vale ressaltar que não é possível saber a quantidade de acertos e quais foram os erros.

"Em resumo, quem for reprovado na primeira vez e quiser tentar a segunda, pagará menos. Quem partir para três ou mais tentativas de ser aprovado, terá que fazer mais duas aulas numa autoescola e pagará um pouco mais", diz o presidente do SindCFC, Ygor Valença.

15 dias

2º – Prova teórica e prática: Em caso de reprovação, o candidato pode repetir o teste (reteste) no prazo de 15 dias. Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação.

O órgão responsável explica que, em casos de reprovação, seja no exame teórico ou prático, o aluno deverá pagar novamente a taxa de R$ 43,96, para realizar o teste novamente.

Estude bastante Legislação de Trânsito, direção defensiva, mecânica básica, cidadania, e primeiros socorros, que são os assuntos que mais caem na prova. Leia as perguntas e as respostas com atenção e releia quantas vezes forem necessárias antes de escolher uma alternativa. Isso evita que você caia nas “pegadinhas”.

  1. Saiba como será a prova. Com certa antecedência, saiba como será a prova. ...
  2. Leia atentamente ao que é perguntado. ...
  3. Não leve suas dúvidas para casa. ...
  4. Faça o simulado quantas vezes achar necessário. ...
  5. Chegue cedo ao local da prova.

Renach é a sigla para Registro Nacional de Condutores Habilitados, e funciona como um grande banco de dados, que armazena informações sobre o motorista, desde o início do processo de habilitação.

Você encontra o Renach no verso da sua CNH embaixo da data de emissão do documento. Acontece que, naquele local, podem conter dois códigos. O número do Renach é aquele precedido por duas letras que identificam a unidade federativa (UF) na qual o motorista está registrado, ou seja, a sigla do estado.

Estão disponíveis os resultados preliminares e o gabarito definitivo das provas objetivas do Exame de Suficiência (CFC 2023.1). Para realizar a consulta, basta acessar os links disponíveis abaixo: Resultados preliminares. Gabaritos definitivos.

Se você está tirando sua carteira de habilitação e reprovou na prova do Detran, não se preocupe, pois essa é uma situação comum.

Na prova, as 30 perguntas são distribuídas de forma proporcional ao número de aulas de cada assunto. São 12 questões de legislação (incluindo infrações e sinalização), dez de direção defensiva, três de primeiros socorros, três de cidadania e meio ambiente e duas de mecânica básica.