Como saber se pago meia?

Perguntado por: umatos . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

A Lei Federal da Meia Entrada nº 12933/2013, garante que estudantes, pessoas com deficiência e jovens, de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos tenham direito a meia entrada. E para garantir o direito e meia é necessário solicitar uma carteirinha de estudante original com foto, fornecida pelo DNE.

Estudantes de qualquer grau precisam da Carteira do Estudante; E finalmente, para os jovens de baixa renda é necessário apresentar Carteira de Identidade Jovem (ID Jovem). Ela é emitida pela Secretaria Nacional de Juventude e deve ser acompanhada de documento de identidade oficial com foto.

Para fazer jus a esses descontos para estudante é preciso estar regularmente matriculado em alguma modalidade de ensino básico ou superior e apresentar comprovante de matrícula e/ou carteirinha no ato da compra do ingresso. Ou seja, estudante de faculdade paga meia, seja de graduação ou pós.

Estudantes: alunos da educação básica e educação superior, conforme previsto no Título V da Lei no 9.394, de 20.12.1996 . Idosos: com idade superior a 60 (sessenta) anos . Pessoas com necessidades especiais — e, em alguns casos, seus acompanhantes . Jovens de baixa renda de 15 a 29 anos.

O desconto de 50% no valor integral do ingresso vale para qualquer filme em qualquer dia da semana, tanto para compras realizadas na bilheteria como pela internet. A promoção é válida para os titulares dos cartões Itaucard, cartões Personnalité e cartões Itaú Uniclass .

Meia entrada para estudantes
A forma mais comum e também uma das mais antigas é a meia entrada estudantil. Neste caso, é necessário possuir uma carteirinha ou documento da sua instituição de ensino comprovando que você tem matrícula ativa na escola ou universidade.

Confira agora como emitir sua Carteirinha de estudante

  1. Solicitação. Primeiro informe os seus. dados pessoais.
  2. Pagamento. Realize o pagamento da. taxa de emissão.
  3. Documentos. Finalize enviando as fotos. dos seus documentos.
  4. Entrega. Prontinho! Agora é só esperar chegar seu DNE.

ID Estudantil – A ID Estudantil é a carteirinha de estudante digital e gratuita para o usuário emitida pelo MEC. Para o acesso do aluno dar certo, é preciso que a instituição de ensino cadastre as informações dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC.

A Carteira Estudantil da SABER é válida em todo território nacional. Isto porque a nossa CIE segue todos os parâmetros legais e as formatações exigidas.

Caso não possua cadastro no gov.br, basta acessar o link e realizar o cadastro clicando no botão "Crie sua conta". Pronto! Agora é só entrar com seu usuário e senha do gov.br, e seguir os passos nas telas do aplicativo ID Estudantil para obtenção da sua carteirinha digital.

Declaração escolar; Bilhete escolar; Carteirinhas escolares emitidas em outras instituições; Carteira de Identificação Estudantil (CIE) com validade vencida.

A idade até 21 anos, portanto o cidadão tem o direito ao benefício até um dia antes de completar os 22 anos conforme prevê a legislação.

Os clientes podem comprar até 04 (quatro) ingressos por CPF, sendo no máximo 1 (uma) meia-entrada por dia de festival.

O cliente que não utilizar o ingresso por não apresentar documentação válida não terá direito a reembolso do valor pago pelo ingresso ou qualquer tipo de ressarcimento ou compensação.

Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino, cujos cursos sejam devidamente autorizados, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes.

Estudantes dos cursos de ensino a distância (EAD) podem fazer a solicitação da Carteira de Estudante para garantir meia-entrada no ingresso de shows, eventos e cinemas. Basta estar regularmente matriculado em uma destas modalidades de ensino: infantil, fundamental, médio, graduação e técnico.

O CIE é o documento que comprova a situação de estudante, regulamentando a matrícula do estudante em nível de educação, possuindo modelo único e padronizado, com as necessárias medidas de segurança a seguir.

Normalmente, o desconto no cinema é garantido por leis federais. Nesse caso, então, quem pode ter economia são estudantes (de qualquer nível de escolaridade), idosos (a partir dos 60 anos), pessoas portadoras de alguma deficiência física e jovens de baixa renda (entre 15 a 29 anos).

Pessoas com deficiência: pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, múltipla ou com transtorno do espectro autista (TEA) têm direito à meia-entrada, sendo necessária a apresentação do documento que comprove a deficiência.