Como saber se os pontos da Diastase abriram?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Os resultados finais aparecem entre quatro e seis meses, após diminuição do inchaço da região. A cicatriz final fica bem disfarçada, na altura da cicatriz da cesárea e ao redor do umbigo.

Quando você tem um ponto aberto após a Abdominoplastia, o primeiro passo é comunicar o seu cirurgião plástico e descobrir o motivo dessa abertura. O médico analisa e indica o melhor tratamento, que pode ser fechar novamente esse ponto. Em alguns casos isso é feito na própria clínica, com o uso de anestesia local.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia. Nesse momento, o resultado já se torna bastante satisfatório. No entanto, o corpo continuará eliminando líquidos da região por até um ano ou mesmo 18 meses, deixando a aparência ainda melhor!

Na maioria dos casos, o tratamento é fechar a ferida novamente. A inflamação faz parte de toda cicatrização e dura cerca de 6 dias. Porém, caso apareça uma secreção amarelada, viscosa e com mal cheiro na região dos pontos cirúrgicos, estiver com febre e dor na região operada, é importante nos procurar imediatamente!

Esse processo de cicatrização é relatado muitas vezes como sensação de peso, dor, fisgadas, em alguns casos até a limitação para alguns movimentos específicos. O que posso dizer é que “fisgadas” leves são esperadas e habituais no pós operatório e estão relacionadas ao processo de cicatrização.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

A recuperação da cirurgia de diástase abdominal é um pouco demorada e requer alguns cuidados. Após acordar da cirurgia, pode-se ter a sensação de que os músculos estão muito apertados, mas isso tende a melhorar em seis a oito semanas, quando o corpo começa a se habituar ao novo espaço abdominal.

Isso é extremamente perigoso, pois esses objetos podem levar bactérias para a pele e causar uma infecção. Para tratar essa infecção, será necessário acompanhamento médico, antibióticos e cuidados extras. Portanto, procure o seu médico cirurgião o mais rápido possível após descobrir os pontos expulsos.

A correção de diástase dos músculos reto abdominais consiste em uma incisão no púbis, próxima ao local em que o corte da cesariana é feito. Usa-se um afastador para que a equipe médica possa ver a musculatura com mais detalhes. Então, costura-se a aponeurose, uma membrana que envolve os músculos, aproximando-os.

Há casos que mesmo após 30 dias de cirurgia o organismo não consegue reabsorver os pontos e para eliminá-los a cicatriz abre. Em ambas situações, o cirurgião plástico deve ser comunicado, entretanto, a fisioterapia pode tratar de maneira efetiva as cicatrizes abertas.

Processo de Cicatrização da Ferida Operatória. As incisões realizadas na sua cirurgia passarão por diversos estágios de cicatrização. Depois da leve dor inicial no local, a ferida poderá formigar, coçar ou ficar dormente, na medida em que a cicatrização progredir.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Se você identificar vermelhidão, calor e inchaço no local da cirurgia, saída de secreção vermelho viva ou purulenta, tiver febre ou dor forte no local da cirurgia, que não melhora com os medicamentos prescritos e por fim rompimento de algum ponto, comunique imediatamente seu médico.

É muito comum que algumas pessoas se queixem por continuar com barriga após a abdominoplastia, mas isso pode ter mais relação com o inchaço pós-procedimento cirúrgico do que com a qualidade da operação. Se você passou por uma recente abdominoplastia e está com uma barriguinha, não se desespere, ela pode sumir!

Os sintomas do seroma são:

  1. Inchaço local;
  2. Flutuação no local da cicatriz;
  3. Dor na região da cicatriz;
  4. Pele avermelhada;
  5. Aumento da temperatura ao redor da cicatriz;
  6. Liberação de líquido branco pela cicatriz.