Como saber se os músculos estão inflamados?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

A sensibilidade e a dor podem ser sintomas de lesões nos músculos e podem ser sentidas quando estamos em movimento ou em descanso. Quando um músculo está lesionado, a inflamação pode causar dor e inchaço. Pode ocorrer maior sensibilidade ao tocar ou mover o músculo.

Na grande maioria dos casos, a dor muscular é consequência da realização de atividades físicas mais intensas ou de movimentos que são realizados de forma incorreta, muito bruscamente ou sem o devido aquecimento. Torções e distensões também são causadoras da dor nos músculos.

Na prática, a dor muscular é sentida como uma pressão e pode aparecer ao se movimentar e se exercitar ou sob a forma de espasmos involuntários. Uma boa forma de saber se o seu problema é dor muscular ou dor no rim é avaliar se existem outros indicadores de insuficiência renal aguda ou crônica.

A dor muscular pode atingir várias partes do corpo, mas as mais comuns são as costas e as pernas.

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares. Trata-se de um método rápido, disponível, com baixo custo e altamente eficaz no diagnóstico.

O reumatologista tem como principal função cuidar de inflamações e doenças autoimune que atingem o tecido conjuntivo e parte do sistema músculo-esquelético, como as articulações, músculos, ligamentos, tendões e ossos. Enquanto isso, o ortopedista trata distúrbios mecânicos, associados aos ossos.

Massagear8: uma boa massagem ajuda bastante a diminuir as tensões musculares, assim como as dores em consequência delas. Vale tanto visitar um massagista profissional como fazer uma automassagem nas regiões mais afetadas. Fazer movimentos firmes no local da dor, bem como um alongamento, ajuda a aliviar o desconforto.

A dor muscular pós-treino acontece pelo acúmulo do ácido lático nos músculos e, geralmente, aparece logo após o exercício. Mas esta não é a única razão, já que a dor muscular pós-treino que demora mais a aparecer pode estar associada a micro lesões nos músculos.

dor muscular: é menos intensa que a dor óssea, podendo ser uma cãibra, lesão muscular, perda de fluxo de sangue no músculo, infecção ou tumor; dor no tendão e ligamento: também de menor intensidade, mas se agrava quando o tendão ou o ligamento é alongado ou movimentado.

Quais os tipos de doenças musculares?

  • * Miopatias congênitas.
  • * Distrofias Musculares.
  • * Miotonias e canalopatias.
  • * Miopatias inflamatórias.
  • * Miopatias tóxicas e induzidas por drogas.

Sintomas. Dor, hematoma (mancha roxa), edema (inchaço), dificuldade para movimentar o músculo lesado são os sintomas típicos das distensões musculares. Quanto mais intensos, maior a gravidade do quadro.

O tempo de recuperação varia de 4 a 6 semanas. Necessita de reabilitação intensa por períodos de até quatro meses. O paciente pode permanecer com algum grau de dor por meses após o tratamento da lesão.

inchaço e calor no local afetado; fraqueza muscular; dificuldade de se movimentar ou de alongar aquele determinado local.

Causas e incidência de rupturas musculares
Trauma; Aquecimento muscular ruim; Fadiga no final de uma competição; Desnutrição e desidratação (a capacidade contrátil das fibras musculares é enfraquecida e elas se tornam mais suscetíveis a danos).

A exemplo de lesões que exigem a intervenção médica o quanto antes.

  1. Fazer alongamentos. ...
  2. Colocar bolsas com gelo. ...
  3. Fazer compressas com bolsa de água quente. ...
  4. Usar medicamentos. ...
  5. Receber massagens. ...
  6. Praticar a suplementação. ...
  7. Realizar a ventosaterapia. ...
  8. Fazer um tratamento natural com banho quente.

Conforme a reumatologista e vice-presidente da SCR, Adriana Zimmermann, a dor crônica é o principal sinal de que o reumatologista deve ser consultado. Dores na coluna, pescoço, tórax, lombar ou articulações precisam ser observadas.

Os principais sintomas são: dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas; vermelhidão, calor e inchaço nas articulações; dificuldade de movimentos e rigidez ao acordar; dores ao esticar os braços sobre a cabeça e dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.