Como saber se os hormônios estão normais?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Para verificar se há algum problema hormonal, é necessário que seja feito um exame de sangue. Isso porque, é apenas com a medição dos níveis hormonais presentes na circulação sanguínea, é possível identificar eventuais alterações em suas dosagens.

9. Estudo da Função Tireoidiana: Independente de sexo:

Hormônio Tireotrófico (TSH):0 – 4,0 micro UI/ml
Tri Iodotironina (T3):80 – 200 ng/100ml
Tiroxina (T3):4,5 – 11,5 mc/100ml
Tri Iodotironina Livre (T3L):1,2 – 4,1 pg/ml
Tiroxina Livre (T4L):0,8 – 2,0 ng/100ml

5 maneiras de equilibrar os hormônios femininos

  1. Cuidar da sua saúde intestinal. Não é por acaso que o intestino, hoje, é considerado nosso segundo cérebro. ...
  2. Começar o dia consumindo uma gordura boa. ...
  3. Fazer suplementação de Ômega-3. ...
  4. Incluir alimentos que melhoram a ação estrogênica. ...
  5. Cuidar da qualidade do sono.

4 dicas para equilibrar os hormônios

  1. Fazer atividade física.
  2. Ter uma boa noite de sono.
  3. Diminuir o consumo de açúcar e carboidratos.
  4. Administrar o estresse.

endocrinologista

Responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, o endocrinologista cuida desde doenças muito prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide; até outras mais raras como acromegalia e Síndrome de Cushing, entre outras.

No entanto, condições médicas, como doenças, o estilo de vida e medicamentos podem aumentar as chances de um desequilíbrio hormonal. As principais doenças que podem causar esse desequilíbrio são: Hipoglicemia (descontrole na produção de insulina); Diabetes tipo 1 e 2.

No caso da RM, por exemplo, o médico solicita que seja feito entre o 10° e o 20° dia do ciclo. Já em exames para verificação da taxa hormonal, como o TSH, T3 e T4, é recomendado que seja feito entre o 3° e o 5° dia do ciclo.

Conheça os primeiros sinais da deficiência hormonal

  1. Dificuldade para dormir;
  2. Facilidade para acordar no meio da noite;
  3. Dificuldade para acordar de manhã sem o auxílio do despertador;
  4. Diminuição da massa magra;
  5. Mais flacidez na pele;
  6. Ganho de gordura;
  7. Menos energia para as atividades cotidianas.

Hormônio de Crescimento (GH), Insulina, Dosagem do TSH, Testosterona, Dosagem de Estradiol e dosagens de cálcio e vitamina D, são alguns dos principais exames hormonais femininos que devem ser realizados.

Reposição hormonal: como saber se você precisa fazer?

  1. - ressecamento vaginal e diminuição da libido;
  2. - ondas de calor e sudorese;
  3. - insônia e irritabilidade;
  4. - dificuldades de atenção e memória.

É importante ressaltar que, além de realizar um diagnóstico preciso, o médico endocrinologista é o profissional capacitado para indicar o tratamento adequado para hormônios desregulados. O tratamento para desequilíbrio hormonal varia de acordo com a causa e o tipo de alteração.

Oleaginosas e sementes
Castanhas, chia, linhaça, pistache, sementes de girassol e nozes são alimentos que possuem uma substância chamada de beta-sitosterol. Ela é responsável por controlar os níveis do hormônio cortisol e, consequentemente, aliviar o estresse.

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

A prática de exercícios combinada com uma boa alimentação é uma forma bastante eficaz de evitar o descontrole hormonal, uma vez que a atividade física gera diversos tipos de hormônios que podem te ajudar nesse sentido e a forma como o corpo vai produzir essas substâncias está diretamente ligada à sua alimentação.

Quando devo procurar um Endocrinologista? Além das situações acima, você deve procurar um Endocrinologista quando sentir mudanças no seu organismo, como: distúrbios de sono e desenvolvimento sexual irregular, por exemplo, pois podem ser seus hormônios dando sinais de que algo não está certo.

TSH. Glicemia Jejum. Triglicérides. Colesterol Total e Frações (VLDL+HDL+LDL)

No primeiro encontro com o médico, ele perguntará sobre todo o histórico clínico do paciente, irá examiná-lo fisicamente e levantar informações, como peso e medidas corporais. Por fim, solicitará exames para comprovar ou descartar suas hipóteses de problemas endócrinos.

Eventos traumáticos podem aumentar os níveis de adrenalina e cortisol, o que pode desregular a produção de estrogênio e outros hormônios reprodutivos. Quando os níveis de estrogênio caem o corpo não consegue criar um revestimento uterino apropriado, o que influencia diretamente a menstruação.

Síndrome dos ovários policísticos. Puberdade precoce. Doenças nas glândulas hormonais. Obesidade.

progesterona

A progesterona é um hormônio que é responsável por regular o ciclo menstrual da mulher, preparando o útero para receber o óvulo fertilizado e evitar que este seja expulso pelo corpo. Portanto, é um hormônio muito importante no processo de gravidez.