Como saber se os bicos injetores estão sujos?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Um dos sintomas mais comuns de que os bicos injetores estão sujos é a marcha-lenta irregular, além da perda de força no momento da arrancada do veículo e falhas. Outros fatores também podem causar o depósito de sujeira na válvula injetora além do uso de um combustível ruim, como é o caso do alto consumo de óleo.

Mas quando sabemos que os bicos estão entupidos ou que precisam de limpeza? Os sinais de que é necessário executar a limpeza dos bicos são bem aparentes. Marcha lenta irregular, perda de potência na saída e falhas ao acelerar (popularmente conhecido como engasgadas).

Entenda quando é hora de realizar limpeza de bico injetor

  1. Excesso de fumaça. Quando os injetores não se encontram em condições adequadas, é comum que o veículo produza mais fumaça de o normal. ...
  2. Dificuldade de partida. ...
  3. Aumento do consumo de combustível.
  4. Veículo fraco. ...
  5. Falha do motor.

Esse é um serviço que não costuma ser muito caro, mas seu valor varia muito entre oficinas. Na média, o preço da limpeza tem um custo médio girando entre R$ 80,00 e R$ 200,00.

Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados.

a base aí para você ter noção de quanto dura um bico injetor. quando. chegar mais ou menos essa. meta aí de 150 mil km é bom estar verificando todo o bico todo o componente dele testando.

Sim, esse é o objetivo principal das gasolinas aditivadas comercializadas no Brasil. Portanto, sempre que você abastece seu veículo com uma gasolina aditivada de qualidade, você estará contribuindo para a limpeza dos bicos do seu veículo, assim como com a limpeza do motor e dos pistões também.

Vamos aos procedimentos. Casos mais sérios de entupimento podem ser resolvidos com álcool isopropílico e a execução de outro ciclo de limpeza. Existem kits que forçam a entrada do álcool através dos bicos para limpá-los.

Quando o motor de um carro falha, ou "engasga", geralmente é devido a um problema com o sistema de ignição (velas, cabos de velas ou bobina) ou então combustível ruim. Se as falhas começaram repentinamente após abastecer em um posto desconhecido, suspeite do combustível.

Após o tempo de limpeza, que pode variar de 5 a 15 minutos, é necessário remover o produto da limpeza de dentro das válvulas através de uma retro-lavagem (2c).

Conselhor para manter os bicos injetores limpos

  1. Use aditivos de limpeza. Você pode comprá-los e adicioná-los manualmente ou usar combustíveis que os incluam em sua composição. ...
  2. Não circule com o tanque na reserva. ...
  3. Troque o filtro de combustível periodicamente. ...
  4. Cuidado com as rotações por minuto (rpm).

Apesar do mau funcionamento do bico injetor ser influenciado por impurezas no combustível, as falhas podem ocorrer devido a problemas no comando da ECU, mau contato do plug do bico injetor, falha na bomba de combustível, sujeira no filtro e pré-filtro de combustível, entre outros problemas como velas, etc.

A aplicação dos Aditivos deve se feita apenas em trocas, não realizar completagem. Ou seja sempre aplicar com o tanque vazio e na sequência abastecer até encher o tanque. No máximo quantos litros de combustível são necessários para a ação do aditivo na limpeza dos bicos injetores?

Já a limpeza de bicos por ultrassom, e do TBI, sobe para R$ 130,00.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Na limpeza por ultrassom, as válvulas injetoras são retiradas e colocadas na máquina, posteriormente um aparelho emite vibrações em alta frequência, que fazem com que as partículas presas às válvulas se soltem e desobstruam os bicos. Ao termino do processo, as válvulas são inseridas novamente na flauta do automóvel.

Atualmente existem dois tipos de bico injetor, eles podem ser multiponto e monoponto. O multiponto corresponde a um sistema em que cada cilindro possui um bico injetor. Já o monoponto, corresponde a um sistema montado em um único bico, esse tipo era utilizado em veículos mais antigos.

3 – Bicos - A aditivada mantém limpos os bicos da injeção eletrônica. Se você sempre usar a gasolina aditivada e a manutenção do carro estiver em dia, possivelmente nunca precisará fazer a limpeza dos bicos.

a obstrução completa e o carro vai gerar falhas vai perder potência vai aumentar o consumo e muito mais outro ponto é se você utiliza um combustível de baixíssima qualidade ou seja um combustível adulterado ou então mistura coisas ao tanque de combustível.

gasolina

No caso da limpeza do motor, o álcool é o melhor combustível, pois auxilia na limpeza dos bicos injetores. Então, nesse caso, o combustível que “suja mais” o motor é a gasolina.

Teste de equalização
Os bicos são acionados em conjunto, seguindo a ordem de injeção do motor durante 1 minuto, no final do teste todas os recipientes devem conter a mesma quantidade de fluido de teste, provando que o sistema esta equalizado, ou seja, todos os bicos possuem a mesma vazão por pulso.