Como saber se os bicos injetores estão ruins?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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Além de um vazamento de combustível, quando a gasolina não está chegando até a combustão devido um bico injetor danificado ou entupido, você irá sentir cheiro de gasolina. O problema pode ser na linha de combustível ou em um sensor defeituoso contando à ECU para injetar mais combustível do que o necessário.

Teoricamente, bicos injetores têm a mesma durabilidade do automóvel. Assim, em tese, não precisam ser trocados. E também não estão sujeitos a manutenção preventiva.

Perguntas frequentes sobre gasolina aditivada
Não, a gasolina aditivada somente ajuda na limpeza e manutenção de componentes veiculares, como bicos, tubulações e bombas.

“A limpeza do bico injetor poderá ser realizada quando o motor estiver funcionando irregularmente,” explica o chefe do Centro de Treinamento Automotivo, Diego Riquero Tournier, da empresa.

A limpeza só é necessária caso haja um acumulo de sujeira. O motorista pode sentir que o sistema de injeção possui alguma obstrução. Caso exista acumulo de sujeira ou entupimentos o motor irá falhar e perder desempenho.

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O conserto de bico injetor é um serviço que deve ser feito após a avaliação de todo o sistema de injeção eletrônica. Essa avaliação é realizada a cada 20 mil quilômetros rodados pelo veículo.

Use combustível aditivado
A gasolina aditivada possui diversos outros componentes que auxiliam na limpeza interna das partes do automóvel, incluindo o bico injetor. Com isso, a queima de combustível e do ar será sempre completa, sem deixar resíduos.

Além do alto consumo, andar com o tanque no limite, seja com ele cheio ou na reserva, não faz bem à saúde do carro. "Encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível.

Ao contrário do que alguns pensam, a gasolina aditivada não rende mais que a gasolina comum. Na verdade, os dois tipos de combustíveis têm a mesma autonomia. Como a gasolina aditivada tem um efeito de limpeza no sistema de alimentação dos automóveis, o motor consegue funcionar com o seu desempenho original.

A prática é tão antiga quanto duvidosa: não há registro de que funcione. A “lenda” de que misturar querosene ao combustível ajuda a limpar os bicos injetores tem origem bem antiga, principalmente entre os motores a diesel mais velhos, antes da adoção de tecnologias como a injeção direta de alta pressão.

Motor falhando; Aceleração fraca; Redução de potência do carro; Aumento no consumo de combustível.

Por isso, eventualmente, alguma sujeira pode acabar se acumulando no bico de injeção ao longo do tempo. O que devemos ressaltar aqui é que não existe um calendário específico para esse tipo de manutenção e a limpeza só deve ser providenciada após comprovada a necessidade por um mecânico de sua confiança.

Marelli Cofap alerta para a importância da limpeza dos bicos injetores, que evitam falhas no funcionamento do motor e perda de potência. Economia é um dos fatores mais importantes para a maioria dos proprietários de veículos, ainda mais num momento como o atual, com aumentos progressivos nos preços dos combustíveis.

No sistema multiponto, cada cilindro possui um bico injetor, já no monoponto é montado um único bico. O monoponto era utilizado em veículos mais antigos e devido às exigências ambientais atuais e imposições legais, praticamente só existem sistemas de injeção eletrônica multiponto.