Como saber se onde eu moro é área de risco?

Perguntado por: hpeixoto6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O aplicativo CityCopajuda o usuário a descobrir quais áreas são consideradas de risco na cidade, com alto índice de assaltos ou atividades suspeitas. A rede colaborativa permite emitir alertas no mapa com a descrição do ocorrido, para que outras pessoas não passem pela mesma situação no local.

O Cemaden e o IBGE também apontam que entre as pessoas que moram em áreas de risco no Brasil, 17,8% delas são idosos, crianças, e grupos etários mais vulneráveis.

Rachaduras e grandes trincas em elementos estruturais, como vigas, pilares, lajes e fundação é considerado um problema grave. Assim, ao identificar essas grandes aberturas nas estrutura é recomendável procurar, o quanto antes, ajuda profissional.

A avaliação de áreas para identificação de risco de desastre envolve o levantamento de campo e/ou depende de informações de rara disponibilidade, como mapas pedológicos e geológicos, imagens de satélite, fotos aéreas, perfis de encostas e levantamentos topo- gráficos.

App Bússola Covid-19 gera mapa de riscos e locais seguros para frequentar.

O aplicativo CityCopajuda o usuário a descobrir quais áreas são consideradas de risco na cidade, com alto índice de assaltos ou atividades suspeitas. A rede colaborativa permite emitir alertas no mapa com a descrição do ocorrido, para que outras pessoas não passem pela mesma situação no local.

Confiar cegamente em apps como Waze, Google Maps e Apple Maps pode levar a consequências desastrosas — como parar em uma cidade completamente diferente ou ficar perdido no meio do nada, por exemplo.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Zona de Risco: entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível inclusive acidentalmente, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados e com a adoção de técnicas e instrumentos apropriados de trabalho.

Segundo a legislação vigente, existem cinco tipos de agentes de risco que o trabalhador pode ser exposto. São eles: riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Como identificar um risco de deslizamento?

  1. rachaduras ou fendas em encostas;
  2. surgimento de minas d'água;
  3. inclinação anormal de postes ou árvores;
  4. aparecimento de rachaduras ou trincas em casas e terrenos;
  5. muros e paredes estufados;
  6. estalos;
  7. águas mais barrentas que o normal.

Então, policiais, agentes penitenciários, seguranças privados e outros profissionais fazem parte da nossa lista. A exposição a riscos relacionados à atividade de terceiros e os efeitos psicológicos desempenham papel relevante. As profissões de alto risco são aquelas que têm maior probabilidade de ocorrerem acidentes.

Conforme regulamentação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o estabelecimento dos protocolos de triagem e classificação de risco é atividade exclusiva do profissional de enfermagem.

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.

Sua espessura é de 1 a 3 mm e a abertura é mais profunda e acentuada. Se identificada na parte estrutural pode considerar seu nível de gravidade urgente, agora se as trincas estiverem apenas nas paredes é necessário observar se estão aumentando ou não.

Encontrar uma fissura, uma trinca ou uma rachadura na parede pode ser um sinal de alerta, então é ideal procurar um profissional da área para fazer o diagnóstico e assim identificar as causas e a gravidade dessas deformidades.

Para saber o grau de risco de uma empresa, é necessário acessar com o CNPJ da empresa em questão no site da Receita Federal para ver a classificação, pois cada negócio possui um risco diferente, que é determinado pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

Continuar lendo Onde eu moro ou morro?