Como saber se OLED está queimando?

Perguntado por: llancastre7 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Você provavelmente já deve ter se sido pego de surpresa com a aparição do efeito burn-in em telas OLED ou TVs de LCD em algum momento da sua vida. Trata-se daquela temível aparição de manchas na tela quando trocamos de canal e ainda vemos resquícios do programa anterior na tela.

O Burn-in é uma marca persistente na tela, que fica marcado (como uma queimadura) sem importar o que o usuário está assistindo. O efeito pode acontecer em displays OLED, após a reprodução de um mesmo conteúdo por longo período de tempo.

Remova o burn-in da tela de dispositivos com o Screen Burn-in Tool. Screen Burn-in Tool é um aplicativo gratuito para celulares Android que permite remover o burn-in de dispositivos com tela AMOLED/OLED.

O QLED tem como vantagens o maior pico de brilho sustentado e a maior durabilidade. Já o QD-OLED tem maior contraste, maior intensidade de preto, menor tempo de resposta e maior ângulo de visualização. Ambas as tecnologias podem atingir gama de cores similar devido ao uso de pontos quânticos.

Entre eles, destacam-se o OLED Evo e o Neo QLED. Como pode se esperar, as evoluções também ajudaram ainda mais a dar segurança quanto ao efeito burn-in aos consumidores.

Além disso, televisores OLED possuem pixels que podem ser desligados individualmente, permitindo uma economia de energia significativa. Outro fator importante que influencia o consumo de energia elétrica em televisões é o seu tamanho. Quanto maior a tela, maior será o consumo de energia elétrica.

Como evitar o efeito burn-in
Mantenha a configuração de brilho padrão ou use outra com nível ainda menor. Saiba mais sobre as configurações de tela e exibição. Não deixe o smartphone exposto ao sol. Se o smartphone ficar muito quente, espere ele esfriar.

Como evitar o efeito burn-in no painel da TV OLED

  1. Mudar Pixels. Ao visualizar conteúdos com muitas imagens estáticas, os pixéis movem-se de posição em intervalos regulares para evitar o Burn-in. ...
  2. Ajustar Brilho do Logotipo. ...
  3. Atualização de Pixéis. ...
  4. Restaurar painel. ...
  5. Brilho de Imagem. ...
  6. Proteção de ecrã

Quando a imagem fica sombreada e desfocada costuma ser um problema relacionado à placa de LED. A tela, com o passar do tempo, vai ficando cada vez mais fraca até queimar.

O que provoca a queima de leds da TV? Deixar a TV exposta por longos períodos ao sol ou superaquecimento são causas prováveis, já que o calor pode danificar o painel. Usar detergentes, limpar ao painel ligado e pancadas na tela também podem causar o problema.

Por fim, o posicionamento da LG foi afirmar que a única forma de consertar o produto é arcando com o valor de R$7.200,00 orçado pela assistência técnica.

Placas de burn-in são usadas por testadores de burn-in.
O objetivo de tais testes é descobrir antecipadamente os defeitos iniciais, aplicando cargas de temperatura e tensão aos semicondutores completos. Um pedestal chamado placa burn-in é usado para segurar os semicondutores durante esses testes.

O efeito fantasma na impressão é um problema que “tira o sono” de muitos profissionais que trabalham com sublimação, inclusive os mais experientes. Também conhecida como ressublimação, a falha acontece quando há um deslocamento do papel sublimático no momento da prensagem.

NanoCell vs OLED
Telas NanoCell têm contraste inferior às telas OLED, pois são baseadas na tecnologia LCD, que exige backlight para iluminar os pixels. Desse modo, você pode esperar um preto mais acinzentado e cores menos vivas.

Já o QLED é mais resistente e tende a ser mais barato, mas não costuma ter a mesma qualidade de imagem em todos os modelos.