Como saber se o WhatsApp está grampeado pela polícia?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Para tirar a dúvida se o seu WhatsApp está sendo espionado ou não, checar o histórico de mensagens e download de mídias é uma das primeiras opções. Só é preciso verificar conversas recentes para saber se existem mensagens, fotos, áudios ou qualquer mídia enviada em seu nome que você não fez.

Disque *#62# para saber para onde as informações são enviadas; Use o código ##002# para desativar os desvios do telefone; Disque *#06# para saber o IMEI.

WhatsApp clonado: alguém poderá ler minhas conversas antigas? Não! O WhatsApp é protegido com a criptografia de ponta a ponta e as mensagens são armazenadas no seu aparelho. Se alguma pessoa acessar sua conta de outro dispositivo, ela não poderá ler suas conversas.

Já os códigos *#21# ou ##002# são para checagem de informações da operadora ou contratação de serviços na linha.

*#62# Já esse é um código para descobrir o destino das informações quando alguém não consegue entrar em contato com você. Acima de tudo, o certo é que o desvio habilitado seja um dos números de sua operadora. Enviá-lo para caixa postal, portanto, é o melhor método.

Smartphones. Alguns sinais no seu telefone podem ser indícios de que ele esteja hackeado. Consumo maior de dados, superaquecimento e mensagens que você não reconhece podem ser resultado de uma espionagem.

O funcionamento acontece de forma simples. Após a emissão da ordem judicial de interceptação das linhas de algum suspeito investigado por departamentos policiais, as operadoras são instruídas a enviarem os dados e os áudios obtidos para as autoridades. Depois que tudo é feito, o backup das escutas é destruído.

Como eu sei se meu celular está grampeado? O aparelho fica quente ou a bateria acaba muito rápido. O celular descarregará e aquecerá quando infectado por spyware que monitora constantemente as chamadas e a atividade telefônica, já que estará forçando o uso do processador.

Em caso de celular clonado pelo IMEI, a Anatel recomenda entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio da linha. Da mesma forma, quando a clonagem é feita por aplicativos espiões ocultos, a solução é identificar e desinstalar o programa. É possível ainda formatar o aparelho.

Como funciona o golpe que clona o WhatsApp
A criptografia de ponta a ponta, por exemplo, garante o sigilo da troca de mensagens enviadas entre os usuários. Além disso, não há uma forma oficial de clonar o seu WhatsApp em dois ou mais aparelhos ao mesmo tempo.

WhatsApp Hackeado: O que fazer?

  1. Revogar o acesso de dispositivos desconhecidos.
  2. Entre em contato com o suporte do WhatsApp.
  3. Exclua e reinstale seu WhatsApp.
  4. Ative a autenticação de dois fatores.
  5. Alerte as pessoas que você conhece.
  6. Troque de número.

Como recuperar um WhatsApp clonado

  1. Entre no WhatsApp com seu número de telefone;
  2. Confirme-o com o código de seis dígitos que será enviado por SMS;
  3. Ao inserir o código de seis dígitos, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada automaticamente;
  4. Acione a autenticação de duas etapas.

Android: toque em Mais opções > Aparelhos conectados. iPhone: toque em Configurações > Aparelhos conectados. Toque em um aparelho conectado. Toque em DESCONECTAR.

Se você teve o WhatsApp clonado ou tem a suspeita de que foi vítima de um crime, recomenda-se fazer um boletim de ocorrência. Isto porque a clonagem de número é uma espécie de crime de estelionato.

O professor explica que os códigos *#21# e ##002# servem, respectivamente, para exibir o status do encaminhamento de chamadas e desativar o encaminhamento de chamadas, isto é, saber se o encaminhamento está ativado (ou não) e desativá-lo.

O que um código MMI ou USSD
Trata-se de uma sigla para Man-Machine-Interface — Interface-Homem-Máquina, em uma tradução literal. Os códigos MMI são justamente aquelas sequências de números, escopos (#) e asteriscos (*).

#31# + “número de telefone”
Este código faz com que o seu número não seja mostrado na ligação.