Como saber se o vizinho está usando minha energia?

Perguntado por: ndias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Bom dia, sua casa tem um padrão separado do dele, simples vc vai até o padrão de entrada aquele que recebe energia da rua, e quando a luz dele estiver ligada vc desliga o disjuntor geral, aquele que desliga todas da sua casa e verifica se a dele continua ligada. Caso vc não conseguir chame um eletrecista.

Não, trata-se de um procedimento irregular, pois a distribuição de energia elétrica somente poderá ser executada pela distribuidora.

Depende de quem foi a responsabilidade pela fuga de energia. Se foi da concessionária, ela deve se responsabilizar.

Existem algumas formas para identificar um possível gato como:

  1. Verificar se o medidor analógico continua se movendo mesmo com tudo desligado;
  2. Verificar se a luz vermelha do medidor digital continua piscando;
  3. Desconfiar em caso de conta de energia mais cara do que o habitual.

Chame 190 e registre uma denúncia, peça o protocolo da chamada e o nome do agente que o atendeu.

Como e por que evitar
A prática de instalações elétricas indevidas é crime previsto no art. 155, § 3º do Código Penal, tendo como pena a reclusão, de um a quatro anos, e multa. Contudo, a pena pode chegar em até cinco anos caso seja constatado o crime de estelionato.

Fraude e furto de energia é crime.
As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.

Multa: 2% ao mês.

Denúncia de Fraude
Basta preencher os campos abaixo, principalmente o endereço completo da ocorrência, para ajudar a combater o furto de energia. Se preferir, ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento no telefone 0800 285 0196.

Como denunciar

  1. Por telefone: no número 0800 510 0116.
  2. Pela internet: basta preencher os dados solicitados.
  3. Pelo aplicativo:

Furto de energia é puxar energia diretamente da rede elétrica da CEDRAP, sem o conhecimento e a autorização da Cooperativa. São os conhecidos “gatos”. Fraude é quando o consumidor rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo do seu relógio de energia com o objetivo de reduzi-lo ou não. 2.

Serviços prestados de fornecimento de energia estão sob guarda do Código de Defesa do Consumidor . 3. A religação clandestina de energia que fora cortada por falta de pagamentos é ilegal e não enseja indenização por danos morais.

O consumidor é responsável pelos danos causados aos equipamentos de medição de energia que se encontram em sua propriedade.

O que é fuga de energia e como acontece? A fuga de energia se caracteriza por um fluxo de energia que é desviado de condutores e fios de maneira repentina, tudo isso causado por baixa isolação. A fuga de energia é similar a um vazamento, por exemplo, mas a matéria que sofre o desperdício nesse exemplo é a eletricidade.

É possível pedir revisão quando a conta de luz vem muito alta. Caso tenha notado erros em relação aos valores que estão sendo cobrados, você pode solicitar uma revisão. No entanto, antes disso, é necessário avaliar a sua conta, conferindo períodos de cobrança, taxas e demais informações.

Para verificar a suspeita de furto na sua instalação realizada por um vizinho ou terceiros, indicamos contratar um eletricista particular e, caso seja apurado por ele que há furto de energia no local, orientamos a registrar a situação em uma delegacia mais próxima.

Somente o titular da unidade consumidora ou seu representante legal poderá solicitá-lo, sendo o que o representante legal só pode solicitar esse serviço em uma unidade de atendimento presencial, pois terá que apresentar documentos originais (CPF e Carteira de Identidade ou outro documento de identificação oficial com ...

Resposta: sim é crime,e quando se é menor de idade quem paga Pelo crime é os Pais.

No caso da energia elétrica, o procedimento, que funciona como um cancelamento de contrato, é gratuito. A companhia tem até três dias úteis para fazer o desligamento e seis dias úteis para reestabelecer o fornecimento.