Como saber se o verbo é gerúndio ou infinitivo?

Perguntado por: vgouveia5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

É simplesmente o verbo em seu estado natural, isolado, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc..

Sua principal característica é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada. Observe os exemplos de verbos no gerúndio: As crianças estão brincando no parquinho.

Infinitivo

  1. -r: para o infinitivo: cantar, conhecer, sorrir.
  2. -do: para o particípio: cantado, conhecido, sorrido.
  3. -ndo: para o gerúndio: cantando, conhecendo, sorrindo.

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

ConjugaçãoEditar

Formas impessoais
Infinitivoa foi foire
Gerúndiofoind
Particípiofoit

Os verbos no infinitivo terminam em -ar, -er, -ir. O infinitivo não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal. É uma das formas nominais do verbo, podendo desempenhar a função de um verbo ou a função de um nome.

O infinitivo é usado na sua forma flexionada quando há um sujeito claramente definido, quando se pretende definir o sujeito através da desinência verbal e quando o sujeito da segunda oração é diferente do da primeira. Exemplos de uso do infinitivo pessoal: Por ele vir atrasado, decidimos ir sem ele.

Resposta verificada por especialistas
Os infinitivos dos verbos são: a) Chegarei: chegar.

Infinitivo flexionado não deve ser usado no gerúndio. Por exemplo: Podendo estar ligando, falo com você.

Mudar o verbo no gerúndio por um cuja conjugação exprime uma ideia concreta (e não em processo) ou modalizar o discurso para adequar a expressão ajuda o seu texto a não ficará preso aos modismos linguísticos. Consequentemente, você não perderá pontos pelo uso inadequado.

Já o “gerundismo” tem como estrutura “estar + gerúndio”, que não está de acordo com a gramática normativa, e assim esse uso deve ser impedido para não comprometer a credibilidade do emissor da mensagem. Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente.

Emprego das formas nominais do verbo

  1. - Infinitivo – equivale ao valor de um substantivo;
  2. - Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio;
  3. - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo.
  4. Comprado o presente, fomos para a festa.

Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

O infinitivo pessoal, em suma, se refere a uma pessoa (sujeito) e, assim, varia em número e pessoa. Exemplo: O jeito é eu fazer o que a mãe pediu.

Usar o gerúndio em uma redação possui bastante flexibilidade quanto à sua disposição de frases. Ele pode ser usado antes da oração principal, depois ou ao lado do verbo. O fato é que usar o gerúndio corretamente é para expressar ações que estão acontecendo. Portanto, o que influencia é a sua intenção de comunicação.

No gerúndio, os verbos da 1. ª conjugação terminam em -ando, os da 2. ª conjugação terminam em -endo e os da 3. ª conjugação terminam em -indo.

O gerúndio simples é aquele que pode ser posicionado em qualquer parte de uma frase, ou seja, antes da oração principal, juntamente ao verbo principal ou após a oração principal.

O infinitivo – verbo terminado em –ar, -er, ir – pode apresentar-se flexionado e não flexionado. -em, para a terceira pessoa do plural (eles, elas). Era para eles cantarem. O infinitivo é comumente antecedido de preposição (a, de, para, por…), indicando significado declarativo.

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo.

O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.