Como saber se o umbigo do bebê está inflamado?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 5 votos

Em alguns casos o umbigo do bebê acaba inflamando. Você consegue verificar isso através de secreções na ferida, vermelhidão e inchaço. Quando isso acontece, você deve levar o seu bebê a um pediatra.

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

Infecção no umbigo do bebê
Secreção amarela no umbigo do bebê pode ser um sinal de infecção. Isso também vale para mau cheiro ou vermelhidão. Se isso ocorrer, o melhor caminho é procurar um médico para que ele avalie a origem do problema. Às vezes, algumas gotinhas de sangue podem sair do umbigo.

normalmente eles recomendam álcool de 70% – higienize o local delicadamente, circundando o coto, após a queda continue higienizando e secando bem, até sua completa cicatrização. O umbigo pode infeccionar?

21 dias

Normalmente, o coto umbilical leva de 10 a 21 dias para cair. Durante esse processo, vai se tornando seco e preto e, após cair, ainda leva aproximadamente de 7 a 10 dias para cicatrizar por inteiro.

Fases do coto umbilical
Quando o bebê nasce, o coto umbilical tem um aspecto gelatinoso e esbranquiçado. Ele vai ressecar e endurecer antes de finalmente cair. A cor também muda: o coto umbilical fica amarelado, vai escurecendo até cair.

Giuliana Fongaro: Após a queda do coto, devemos continuar limpando com álcool 70% até que não haja sujeira no local. É comum após a queda que ainda fique com um pouco de sangue no local. O umbigo é considerado cicatrizado quando está seco e sem sujeira.

Alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso o que poderá retardar sua queda em até 25 dias. Higiene é fundamental – O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda.

Você pode optar por utilizar uma solução salina (como soro fisiológico) e cotonete, mas cuidado para não irritar a pele. Não se esqueça que após toda higienização, é importante secar a região e não passar óleos, loções e cremes no umbigo, com exceção dos casos em que há recomendação médica.

4) A fralda deve ficar acima ou abaixo do umbigo? L.O.: A Fralda deve ficar abaixo do umbigo, pois o coto umbilical deve ficar exposto, quanto maior a exposição do coto, menor é o risco de proliferação de bactérias no local, diminuindo o risco de infecção e auxiliando o processo de desidratação do coto umbilical.

Por isso, a limpeza deve continuas sendo feita na área por, pelo menos, mais 10 dias. Existem uma grande diferença no cuidado antes e depois da queda do coto: a substituição do álcool a 70º por soro fisiológico. Fora isso, o procedimento de limpeza se mantém o mesmo.

Bactérias como o Bacteroides fragilis, o Clostridium perfringens e o Clostridium tetani podem contribuir para a infeção umbilical, especialmente nos recém-nascidos de mães com corioamnionite (2,3).

Além do mau cheiro, um umbigo sujo pode desenvolver uma infecção — por causa da alta concentração de bactérias — chamada de onfalite. As secreções podem endurecer e causar um tipo de "pedra", embora não seja algo comum. Limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros.

não há problema em molhar o umbigo do bebê durante o banho, desde que ele seja completamente seco depois. a fralda só deve ser colocada no bebê quando o umbigo estiver bem sequinho.

Após a queda do coto umbilical é normal que a cicatriz pareça estar estufada (pra fora), devido ao afastamento da musculatura do abdômen, formando uma hérnia, que é normal no recém nascido. A medida que a criança vai crescendo, essa musculatura se torna mais forte e a cicatriz umbilical vai “entrando”.

Fase: Após o nascimento, o coto umbilical começa a secar-se e fica branco azulado; 2ª Fase: O coto umbilical, no segundo dia de nascimento, começa a ficar escuro até preto e, finalmente, prepara-se para cair. QUEDA DO COTO UMBILICAL: Com o passar do tempo, o coto vai endurecer e cair, normalmente entre 5/15 dias.

Se desejar, aplique pomada ou vaselina para ajudar a prevenir assaduras antes de colocar uma fralda limpa. Enrole a fralda limpa em torno de seu bebê com firmeza e aperte as abas na frente.