Como saber se o treino foi intenso?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Intenso, este treino tem menos de 30 minutos e queima até 500 calorias.

Para saber se o seu treino está tendo o resultado esperado, uma dica é tirar a medida corporal com uma fita métrica. Ela serve para verificar as mudanças da forma do corpo, especialmente em regiões como as coxas, os quadris, a cintura, as costas e o peitoral.

Músculos maiores conseguem resistir a maiores cargas e, por isso, a força é um excelente sinal de boa adaptação ao treino. Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo.

atividades consideradas como de intensidade moderada são as que consomem de 3 a 5,9 METs (equivalentes metabólicos). Na prática, são exemplos: andar a > 5 hm/h, andar de bicicleta a menos de 16 km/h, jogar tênis em duplas e dança de salão. – atividades consideradas como intensas consomem 6 METs ou mais.

Treinar em intensidade máxima é fazer o máximo que você consegue, independente do peso ou da quantidade de repetições. Segundo o especialista, para se obter bons resultados com o treino realizado é necessário colocar na cabeça que a intensidade deve ser regra e não exceção.

Mas assim, para otimizar ainda mais, ficar entre 6 a 15 repetições parece ser a zona ideal para treinar hipertrofia. E é justamente esse número que os pesquisadores mais utilizam para realizar as suas pesquisas sobre a quantidade de séries ideal, que a gente vai observar na sequência.

Treinar duas vezes por dia pode ser uma forma de driblar o tédio e de potencializar a sua dedicação aos exercícios. Afinal, em vez de dar o seu melhor durante uma hora inteira, você só precisa se preocupar com os próximos trinta minutos, que devem ser bem aproveitados.

Hipertrofia: 6 a 10 semanas
No caso de atletas, esse período neural pode ser de poucas semanas ou poucos dias. Então quanto mais treinado o aluno for, menor será o período neural e mais você poderá trabalhar o ganho de massa muscular para continuar mantendo a ativação e aumento da força.

O Ideal é entre 24 e 48 horas, para que haja um crescimento muscular adequado.

Nenhum músculo é fácil de crescer, mas o trapézio responde extremamente rápido ao treinamento para a maioria das pessoas. Se, é claro, você os treina efetivamente! Eles também têm um grande potencial de crescimento e fazem uma grande diferença no seu corpo quando desenvolvido.

A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho e do volume dos músculos, o que acontece devido à pratica de atividade física intensa e regular e alimentação adequada, que deve ser rica em proteínas.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Tremedeiras e espamos – Já as tremedeiras e os espasmos que ocorrem após a atividade são sinais de fadiga muscular, muito comum em treinos focados em hipertrofia, já que o exercício causa uma lesão no músculo, que é o estímulo necessário para que a hipertrofia muscular aconteça.

Lembra-se que falamos que a hipertrofia ocorre pois as fibras musculares rompidas no exercício são reconstruídas maiores e mais fortes? Logo, não é durante o treino e, sim, no momento de descanso que seus músculos crescem —por isso o período de recuperação é tão importante.