Como saber se o trabalho está te fazendo mal?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Sinais de que o seu trabalho está te fazendo mal

  • Levantar-se da cama sem qualquer motivação para trabalhar. ...
  • Se sentir exausto ao longo de todo o dia. ...
  • Se sentir totalmente deslocado no ambiente de trabalho. ...
  • Está apresentando sintomas físicos. ...
  • A insatisfação com o trabalho está interferindo em sua vida pessoal.

Em caso de doença ou acidente de trabalho, o patrão deve prestar os primeiros socorros e encaminhar o empregado para assistência médica adequada, sem descontar nada do salário do funcionário.

Saiba como interpretar os sinais de seu chefe sobre você

  1. Quando o chefe pega mais pesado com você ...
  2. Quando você recebe mais tarefas do que acha que pode lidar. ...
  3. Quando tudo parece estar bem, mas nunca há elogio ou feedback. ...
  4. Quando o chefe nunca pergunta nada sobre sua vida pessoal.

Cargas excessivas de trabalho são extremamente nocivas para o corpo humano, e podem afetar diretamente o humor, e principalmente o psicológico dos funcionários, que ao se sentirem sobrecarregados, podem desenvolver depressão, improdutividade, e outros fatores.

Consulte seu médico e conte que você está passando por estresse no trabalho e burnout. Ele é o único profissional que pode dizer se esses fatores estão ou não contribuindo para os seus problemas de saúde. Se estiverem, ele o encaminhará para profissional apropriado, que pode ser um terapeuta ou psicólogo.

Ele gera aumento da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos. Também pode causar problemas no sono, como insônias, insatisfação com a empresa, desmotivação, queda da qualidade de vida e da produtividade. Além disso, ele pode provocar doenças mais sérias, como a depressão e ansiedade.

O que fazer para não se afetar psicologicamente

  1. Seja positivo. Afaste-se de pessoas negativas que só reclamam e fazem intrigas. ...
  2. Reconheça os ganhos. ...
  3. Planeje sua carreira. ...
  4. Desligue-se. ...
  5. Dê feedbacks positivos. ...
  6. Desenvolva Inteligência Emocional.

A organização do trabalho, a submissão a chefias autoritárias, a falta de comunicação entre as pessoas, o aumento no ritmo de trabalho e a exigência crescente de produtividade também são fatores que podem afetar a saúde dos trabalhadores.

No trabalho a ansiedade pode ter diversas causas. As principais são: prazos apertados, preocupação demasiada e o excesso de responsabilidade. Cada um desses pontos contribui para o surgimento do transtorno que, com o passar do tempo, afeta o rendimento profissional e até mesmo a qualidade de vida de um indivíduo.

Então posso me afastar do trabalho por estresse? Sim! É possível conseguir o afastamento do trabalho por estresse, porém, para isso será necessário que o trabalhador seja avaliado por um médico e apresente um atestado/laudo declarando que o estresse se tornou um fator de incapacidade para o trabalho.

Quais são os principais sintomas de estresse?

  • Dores (dores de cabeça; dores de estômago ou gastrite, dor no peito)
  • Diarreia ou constipação.
  • Baixa imunidade ( frequentes resfriados, infecções)
  • Náuseas, tonturas.
  • Perda de libido.
  • Sudorese excessiva.
  • Problemas dermatológicos.

Estes podem ser sintomas de uma crise de ansiedade que precisa ser cuidada. Antes de tudo, procure um médico e descarte todas as possibilidades de disfunção orgânica que podem existir. Em seguida, procure um Psicólogo que poderá te ajudar a lidar com suas questões referentes ao trabalho e desequilíbrio de humor.

Você pode começar com algo como:

  1. "Eu estive considerando as minhas opções por aqui durante algum tempo e decidi que é hora de seguir em frente. Sou grato pelas oportunidades que encontrei aqui, mas eu preciso dar a você o meu aviso prévio."
  2. OU... "Eu preciso dizer que recebi uma oferta de emprego em outra empresa.

Como sobreviver a um emprego que você odeia

  1. Faça listas. ...
  2. Desenvolva habilidades para a área para a qual você quer migrar. ...
  3. Considere falar com a chefia. ...
  4. Busque feedback positivo fora do trabalho. ...
  5. Não leve tudo para o lado pessoal. ...
  6. Cuidado para não reclamar demais. ...
  7. Não tem solução mesmo?

Como principais características de um chefe tóxico, que pratica assédio moral, os executivos apontaram desonestidade, agressividade, narcisismo e incompetência.

Então, o que fazer quando meu chefe quer me prejudicar no trabalho?

  • Evite o confronto direto, mas fique alerta. ...
  • Contenha os danos. ...
  • Tente entender porque ele se comporta assim com você ...
  • Mantenha um registro sobre as ações dele que foram prejudiciais a você ...
  • Converse com a equipe de Recursos Humanos.

Confira a seguir sete dicas para sair de seu emprego e buscar novas experiências:

  1. Analise sua situação. ...
  2. Sonhe grande. ...
  3. Despesas. ...
  4. Explore as opções. ...
  5. Arrisque e se candidate. ...
  6. Saia do antigo emprego. ...
  7. Explore suas paixões.

Caso esteja desanimado com o trabalho, saiba que isso é bem comum nos dias de hoje. A boa notícia é que é possível trabalhar e ajustar essa questão emocional através de treinamentos especializados, focados nas reais causas do problema.