Como saber se o tornozelo está inflamado?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Vermelhidão e sensação de calor, dor ao movimentar o tornozelo, redução da força, rigidez e inchaço na região são alguns dos sintomas dessa condição. Durante o diagnóstico, o ortopedista realiza um exame clínico para avaliar a amplitude de movimentos do tornozelo, a estabilidade da articulação e a presença de inchaço.

Para aliviar a dor, pode-se tomar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno. O tornozelo pode ficar curado em alguns dias.

Para avaliar o tornozelo, os médicos tocam cuidadosamente o tornozelo para determinar onde a dor é mais intensa. Se tocar a pele sobre um ligamento causar dor intensa, provavelmente o ligamento está rompido. Se tocar a pele sobre um osso causar dor, o osso pode estar fraturado.

6 – se o profissional médico receitar anti-inflamatório, seu uso deverá se restringir de 5 a 7 dias, mesmo período do uso do gelo. Dependendo da gravidade da entorse, pode ser necessário imobilizar o pé com tala gessada ou imobilizador tipo “robofoot”, no caso da entorse de grau 3, mais grave, por uma semana ou duas.

Tratar o tornozelo torcido adequadamente pode evitar dor crônica e instabilidade. Para uma entorse de grau 1, onde apenas micro lesões afetam os ligamentos do tornozelo: Descanse o tornozelo, não andando sobre ele.

Existem diversas razões para que o paciente se queixe de dor ou incômodo na região, como entorses ou traumas, artrite e/ou artrose, tendinite, e até mesmo patologias mais graves como reumatismo dos pés, conhecido como gota, trombose e até mesmo insuficiência cardíaca e venosa.

Flexive® é um creme anti-inflamatório indicado para o alívio das dores das articulações, dores decorrentes de contusões e também nas entorses, dores nas costas e na lombar.

As três lesões mais comuns que afetam essa região são a entorse de tornozelo, a fratura de tornozelo e a tendinite do tornozelo. Vamos explorar cada uma delas em detalhes, abordando suas causas, sintomas e opções de tratamento.

Manter repouso para não forçar a área, de preferências colocando o pé para cima para melhorar a circulação; Colocar compressas de gelo, pois ajudam a anestesiar o local, diminuindo a dor e o inchaço; Enfaixar a área para imobilizar o tornozelo; Tomar para melhorar a inflamação e inchaço, caso haja indicação médica.

Sinais e sintomas na entorse do tornozelo
Em entorses mais severas, pode ouvir e/ou sentir algo “a rasgar” junto com um estalido. A dor é imediata e forte após o entorse, não conseguirá caminhar ou até exercer força no pé (pôr o pé no chão ou “pisar”).

Trombose Venosa Profunda
Essa doença é caracterizada pela formação de coágulos de sangue no interior das veias mais profundas das pernas, bloqueando a circulação do sangue de volta para o coração. Essa condição acaba causando dor e inchaço nas pernas e tornozelos.

Uma ruptura no tendão de Aquiles causa os seguintes sintomas:

  1. Sensação de ter levado um chute atrás do tornozelo.
  2. Dificuldade em andar.
  3. A panturrilha dói muito e pode ficar inchada ou com hematomas.

Depende do grau da lesão, mas em média demora de 2 a 6 semanas. O tornozelo ja deve estar menos dolorido, o atleta deve estar correndo ou fazendo os movimentos do esporte específico sem dor, e alongamento, fortalecimento e propriocepção já devem ter sido iniciados na fisioterapia.

Na luxação no tornozelo, ocorre o deslocamento das extremidades dos ossos que compõem a articulação. Esse deslocamento repentino pode ser parcial ou completo. A luxação no tornozelo é diferente de uma fratura ou fissura, uma vez que o osso sai do lugar, mas ele não quebra ou racha, permanece inteiro.

Portanto, a luxação é quando o osso se desloca da articulação por conta de uma lesão com impacto, e o entorse se refere ao alongamento demasiado dos ligamentos, já a contusão é apenas uma lesão em tecidos moles pelo trauma.