Como saber se o texto é coerente?

Perguntado por: areis . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

A mensagem de um texto é coerente quando ela faz sentido e é comunicada de forma harmoniosa, de forma que haja uma relação lógica entre as ideias apresentadas, onde umas complementem as outras.

Como vimos, para que seja considerado coerente, ele deve manter uma relação lógica e harmônica entre os argumentos. Além disso, vale sempre lembrar que a coerência textual e a coesão são elementos complementares, pois uma trabalha com a significação e outro na estruturação das ideias.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

O que é, portanto, um texto coeso? Quando um texto é coeso quer dizer que ele tem sentido completo, ou seja, uma unidade formal e semântica. Essa unidade é construída por mecanismos gramaticais — artigos, conjunções, pronomes etc. — que se conectam com outras partes, estabelecendo, assim, uma sequência lógica.

São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica.

Coerência Narrativa
Nesse tipo de texto é obedecida uma lógica entre ações e personagens. Cada ação obedece a um tempo que permite conhecer a ordem dos acontecimentos sem contradições. Exemplo: Ele ligou à noite para acalmar o desespero dela.

Como Construir um Texto Coeso

  1. 1 – Evitar a Repetição de Termos. ...
  2. 2 – Fazer Ligações entre as Frases e Assuntos. ...
  3. 1 – Escrita Clara, Simples, Objetiva e Concisa. ...
  4. 2 – Planejamento de Ideias. ...
  5. 3 – Harmonia entre Ideias e Fatos. ...
  6. 4 – Referência no Assunto.

A Coerência é a relação lógica das ideias de um texto que decorre da sua argumentação - resultado especialmente dos conhecimentos do transmissor da mensagem. Um texto contraditório e redundante ou cujas ideias iniciadas não são concluídas, é um texto incoerente.

Coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade. Para que algo tenha coerência, este objeto precisa apresentar uma sequência que dê um sentido geral e lógico ao receptor, de forma que não haja contradições ou dúvidas acerca do assunto.

Elementos coesivos são palavras ou expressões cuja função é estabelecer relações lógicas entre as partes do texto, como os conectivos, ou fazer referência a outros elementos presentes no texto: pronomes, advérbios, sinônimos.

Os elementos da coesão — preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais — deixam claro qual é a relação lógica entre cada ideia, dando ao leitor uma indicação do rumo que a frase vai tomar.

Ser coerente é ser racional, quando alguém consegue utilizar de uma sequência de informações lógicas para transmitir uma mensagem, evitando contradições ou dúvidas sobre determinado assunto, por exemplo.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.