Como saber se o teto de gesso vai cair?

Perguntado por: hribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Uma alternativa para identificar o nível de gravidade das danificações no gesso é observar o formato e posição das rupturas. “Trincas ou fissuras (na vertical ou na horizontal) rasas geralmente são superficiais e menos preocupantes. Já as rachaduras inclinadas (na diagonal e profundas) indicam problemas na estrutura.

O gesso estalando pode cair? As chances do gesso cair devido a mudanças na temperatura são praticamente zero. Isso porque, a tecnologia empregada durante a fabricação, o prepara para este tipo de situação. Por outro lado, os maiores causadores de quedas de gesso é a infiltração de água e rachaduras.

“Os estalos podem acontecer em forros de gesso, vidros, paredes e nas estruturas. É importante observar se aparecem manifestações patológicas nessas partes da edificação, como fissuras, trincas e rachaduras”, explica o engenheiro Antônio da Silva Sobrinho Júnior, coordenador do curso de Engenharia Civil do Unipê.

CUIDADO – Gesso
Uma queda com gesso é algo ainda mais perigoso, pois pode fazer com que a pessoa quebre a imobilização, quebre mais o osso já fraturado, ou então bata outra parte do corpo, podendo ter uma nova fratura.

Os fabricantes das chapas de gesso acartonado Drywall, costumam dar cinco anos de garantia contra defeitos. Mas com os cuidados certos e a correta instalação e manutenção, sua vida útil se estenderá por muitos anos.

Uma das dúvidas mais frequentes é se as paredes de gesso “aguentam a fixação de televisão e armários”. A resposta é: SIM. No quesito resistência, a placa de gesso acartonado HABITO é capaz de suportar aparelhos pesados e muito mais.

Bucha para Gesso tipo basculante suportam até 50 kg. Bucha para Gesso tipo expansão 30 kg. Bucha para Gesso tipo parafuso tem limite de 15 kg, são recomendadas para darem suporte em diversos materiais de gesso.

Saiba mais sobre os lustres para teto de gesso
Um lustre para teto de gesso garante que o ambiente receba iluminação total, sem precisar do apoio de luminárias ou outros objetos decorativos similares, quando bem instalado. Aproveite para saber como escolher a decoração da casa com personalidade.

Trincas ou fissuras (na vertical ou na horizontal) rasas geralmente são superficiais e menos preocupantes. Já as rachaduras inclinadas (na diagonal e profundas) indicam problemas na estrutura. Para estas, é necessário contar com a ajuda de um profissional”, orienta Katalin Stammer.

O gesso é um material não resistente à água, isto é, quando entram em contato, podem ocorrer infiltrações, vazamentos em cima do forro de gesso ou até desplacamento ou desabamentos de tetos, sem falar nos danos estéticos nos acabamentos por conta do amarelamento decorrente das infiltrações, além de estufamento da tinta ...

O gesso sintético pode ser molhado, mas seu material interno úmido pode levar a infecções ou maceração da pele. Só molhar com autorização expressa da equipe médica.

Forro de Gesso Tradicional
Desvantagens: é mais sensível aos efeitos da variação térmica, podendo estalar ou trincar com facilidade. O processo de instalação produz muita sujeira. Possibilidade de surgir manchas amareladas e ataque de fungos. É mais pesado que o acartonado e demanda mão de obra especializada.

Porque o forro de gesso trinca quando estala? Quando ocorre o fenômeno da dilatação térmica alguns forros de gesso acabam trincando, isso acontece porque o forro está sem espaço para se delatar, ou foi totalmente colado na parede e o material não tem como fazer o movimento de Dilatação térmica.

Para garantir uma instalação segura do forro gesso, além de planejar a aplicação, o responsável pela aplicação deve seguir etapas de inserção. O primeiro passo é marcar o nível de assentamento das placas, em seguida utilizar pregos de aço para fixação do revestimento.