Como saber se o terreno vai valorizar?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Como saber se um terreno vai valorizar

  1. Boa localização é essencial. ...
  2. Plano Diretor da cidade. ...
  3. A topografia também influencia na valorização do lote. ...
  4. A posição do lote na quadra. ...
  5. Potencial construtivo. ...
  6. Posição solar. ...
  7. Área consolidada. ...
  8. Valor do metro quadrado.

Primeiro, existe uma parte do preço do terreno que é atrelada ao seu tamanho, portanto, isso não muda. Independente da valorização, o seu preço sempre será maior, se o seu tamanho for maior. Pois, é definido um valor pelo metro quadrado do terreno. E quanto maior for o terreno, maior o seu preço final.

Pichações, grama alta e falta de pintura, por outro lado, dão a impressão de descuido e abandono, além de problemas estruturais que ajudam a desvalorizar o espaço.

Outro ponto super importante na virada de lotes é o valor das entradas. Embora muitos criem regras para o aumento progressivo de valor, não existe um preço fixo para isso. No geral, o valor real do ingresso costuma ser o valor do 2º lote e, por isso, o tempo de venda dele é maior.

Para começar, encontre a medida da largura e do comprimento do terreno ou lote em questão. Em seguida, multiplique os valores entre si, e chegará ao metro quadrado. Há terrenos e lotes que custam R$400,00 por m², outros custam R$1.200,00 ou mais por metro quadrado.

Para o mercado imobiliário em 2023 se espera uma fase de recuperação, visto que as atividades presenciais retornaram em todo Brasil. Por esse motivo, o Compound Annual Growth Rate (CAGR), também conhecido como a taxa de crescimento anual composta, prevê um crescimento de 10% para 2023.

Listamos aqui alguns fatores que colaboram para valorizar um terreno e que podem te ajudar na hora de escolher o seu:

  1. 1 – Região e acessos.
  2. 2 – Geografia.
  3. 3 – Vizinhança aumentando.
  4. 4 – Infraestrutura.
  5. #Partiu investir no seu futuro!

Como diz a antiga sabedoria popular “Quem compra terra, não erra”. Se você é do tipo de pessoa que deseja diversificar ainda mais seus investimentos, a compra de terrenos ainda tem se mostrado uma opção com excelentes retornos, até mesmo em cenário de crise.

Desta forma, a única maneira de realmente saber a valorização de um imóvel específico é se ele for negociado. Assim, deve-se comparar o valor da venda com o de compra e inserir o prazo para se obter a valorização média anual. Mesmo nesse caso existem alguns “complicadores”.

Os critérios usados são um pouco subjetivos, mas normalmente leva-se em conta a localização do terreno e a valorização daquela região, o perfil do bairro ou do loteamento, por exemplo, se o terreno é em bairro aberto ou condomínio fechado e neste último caso qual a infraestrutura do condomínio.

Documentação irregular e desorganizada
Os riscos na compra de terrenos, no aspecto judicial, podem impactar negativamente o processo e credibilidade da empresa. Por isso, ao investir em um novo terreno, é preciso mapear todos os pontos que permitam a sua regularização.

Segundo o artigo 37 da Lei 6.766/79, é proibido vender ou prometer vender um lote ou terreno que não esteja devidamente registrado, ou seja, um terreno clandestino. Portanto, um contrato de compra e venda de loteamento que não tem registro é considerado nulo, independentemente de qualquer outra coisa.

As causas voluntárias de perda da propriedade são: ALIENAÇÃO; RENÚNCIA e ABANDONO. Pela ALIENAÇÃO, entende-se como toda forma de transferência do bem a qualquer título, a exemplo da compra e venda, doação, dação em pagamento e etc.

Vantagens de investir em um lote. A compra de um lote costuma ser uma das mais vantajosas do mercado. É um investimento seguro, altamente rentável e pode gerar bons frutos a médio e longo prazo.

Isso porque a parte prefixada dos juros tende a ser a principal e já está sendo considerada nas projeções das parcelas. A variação pode vir da TR, taxa que depende da movimentação de títulos públicos no mercado secundário – e sobe quando a taxa básica de juros, a Selic, é elevada.

Loteamentos novos tendem a ter o valor mais baixo, naturalmente que isto não é regra mas pode acontecer em muitos casos. Pesquisar os novos loteamentos é uma boa estratégia, especialmente para loteamentos populares.

Tomemos como exemplo um terreno que conte com 8 metros de largura e com 15 metros de comprimento. Para que possamos saber a área de um terreno, isto é, quantos metros quadrados esse terreno tem, basta que multipliquemos os dois valores, de largura e de comprimento, sendo, nesse caso, 8x15.

Segundo ele, há casos que o lucro pode ultrapassar 150%. “A valorização de um lote, historicamente, nunca é inferior a 30% em termos reais”, completa. A localização, o padrão do loteamento, a infraestrutura dos arredores e o tipo de casa que será construída pode ser decisivo na valorização.

Indicadores de valorização de imóveis

  1. Localização. A maioria dos especialistas do mercado imobiliário apontam a localização como o principal fator de precificação de um imóvel. ...
  2. Infraestrutura. ...
  3. Acessibilidade. ...
  4. Segurança. ...
  5. Condições do imóvel. ...
  6. Mercado imobiliário. ...
  7. Possibilidade de mudanças. ...
  8. Vizinhança.

A perspectiva para o restante de 2023 e para 2024 é de crescimento econômico relevante e simultânea queda nas taxas de juros, permitindo menores taxas de financiamento imobiliário. Com isso, imaginamos ver a atividade imobiliária residencial de compra e venda crescendo a partir do fim do ano.