Como saber se o termômetro digital está funcionando corretamente?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Se o termómetro estiver em bom estado é seguramente de confiança que o sinal sonoro indique a temperatura certa”. Contudo, é importante ter em atenção fatores que possam interferir na medição da temperatura corporal, nomeadamente a bateria ou a calibração do aparelho.

Medir a temperatura de fluidos, ar e outros componentes é um processo muito realizado em diversos segmentos. Em sua aplicação, algo é indispensável para que haja sucesso: a leitura correta da temperatura. Para que isso ocorra é necessário realizar a calibração de termômetros digitais.

O presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, dr. Tadeu Fernando Fernandes, diz que não há problema em retirar o termômetro depois de ouvir o aviso sonoro.

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!

Axila. É o método mais usado e o mais prático, mas não é tão preciso como a medição retal e é mais demorado. Basta colocar o termómetro em contacto com a axila e manter o braço firmemente apertado junto ao tórax durante alguns minutos.

enfim essa mensagem de erro indica que a medição está com problema portanto não é bom ficar usando esse termo porque ele tá. dando uma mensagem errada uma medição errado.

Os termômetros digitais vêm substituindo os termômetros com mercúrio há alguns anos. Apenas dois produtos desse tipo ainda têm registro no Brasil. No entanto, como é um produto sem prazo de validade, é possível que algumas pessoas ainda tenham este tipo de artigo em casa.

febre – mais de 37,8°C (no ânus) ou mais de 38°C (na axila). Os pais devem entrar em contato com o pediatra. Ele verá se há necessidade de remédios ou ir ao pronto-socorro. hipotermia – menos de 35,5°C.

Segure firmemente o termômetro perto do topo, de forma que o bulbo contendo o mercúrio (ou outro fluido indicador) esteja virado para baixo. Mova o termômetro rapidamente para baixo e mude bruscamente de direção (e flexione o punho para cima). Faça o termômetro chegar ao ponto mais baixo várias vezes.

Segundo Alexandre Kawassaki, Doutor em Pneumologia pela Universidade de São Paulo, o termômetro digital de testa tem uma boa capacidade de medir temperaturas elevadas. Portanto, quando detecta uma temperatura de febre, pode-se confiar.

Fabricantes de termômetros informam que a temperatura foi aferida corretamente após o aviso sonoro, o que leva em torno de um minuto.

Será preciso agitar a água em aquecimento para que o calor se espalhe de forma uniforme em todo o líquido. Quando a água começar a entrar em ebulição (formação de bolhas na superfície), registre a temperatura exposta no termômetro, esta vai ser a T. E. da água (100 °C ou 212 °F).

Basta seguir as instruções do fabricante, “zerando” o termômetro e colocando o aparelho sob a axila da pessoa examinada. Após o tempo necessário para a aferição, o termômetro emite um sinal sonoro e mostra, no visor digital, a temperatura do paciente.

De modo geral, os limites considerados normais podem variar de 36°C até 37,7°C, e há referências na literatura médica que referem 37,5ºC como o valor de corte. Entretanto, prevalece entre os médicos o consenso de que a febre é toda temperatura maior ou igual a 37,8°C.

A temperatura mais alta já registrada na Terra foi de 56,7°C, em julho de 1913, no Vale da Morte, no meio do deserto do Mojave, na Califórnia (EUA). Parece estranho que esse recorde de 109 anos ainda não tenha sido quebrado, e, de fato, essa marca tem suas controvérsias.

Quando a temperatura está entre 37,5ºC e 37,8ºC, estamos com uma febrícula, também chamada de estado febril. Acima dos 37,8ºC não tem jeito: é febre mesmo. Mas, para identificar este estado, nada de colocar a mão na testa. É preciso usar um termômetro.

Se você fizer a leitura do reto, ouvido ou testa, e der 38ºC ou mais, isso indica febre. Para bebês de 2 meses ou menos, as leituras retais são consideradas as mais precisas. Para uma leitura feita na axila, 37ºC ou mais é considerado febre. A temperatura é mais baixa porque as medições nas axilas são menos precisas.