Como saber se o terapeuta é bom?

Perguntado por: ugomes3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Como escolher um bom psicólogo? Pontos para se considerar

  1. Analisar sua disponibilidade financeira. ...
  2. Checar as credenciais do profissional. ...
  3. Saber qual o seu objetivo da terapia. ...
  4. Descobrir o perfil do profissional. ...
  5. Pesquisar qual linha da psicologia mais combina com você ...
  6. Pedir indicações.

Para estar habilitado a exercer a profissão de psicóloga(o), o profissional deve ser formado em Psicologia e estar com inscrição ativa no Conselho Regional de Psicologia do Estado em que atua. É possível checar se a(o) psicóloga(o) está com registro ativo no Cadastro Nacional de Psicólogas(os).

Uma das regras que o terapeuta segue reza que ele deve estar "calmo" para fazer um bom atendimento. Ao discriminar em seu corpo o estado de ansiedade, ele pode comportar-se emitindo comportamentos, ainda encobertos verbais, dizendo só para si "Eu tenho que me acalmar".

O tempo do psicólogo
Mas, os psicólogos preferem não fixar um tempo. Afinal, o paciente pode alcançar bons resultados já em cinco consultas, assim como os benefícios do tratamento podem levar meses ou anos para serem alcançados. Depende de cada caso.

Não existe uma técnica ou livro que aborde o “chorar terapêutico”, nem é algo que possa ser forçado. Irá acontecer. Aproximadamente 72% dos psicoterapeutas admite ter chorado em alguma sessão (Blume-Marcovici, Stolberg, & Khademi, 2013). É perfeitamente normal e mais comum do que imaginamos.

O valor médio de uma sessão de terapia, segundo a Tabela de Referência Nacional de Honorários dos Psicólogos em reais, estabelecido pelo Conselho Federal de Psicologia, varia de R$100 a 150 reais. Há atendimentos mais populares com valores mais baixos, como também sessões mais caras, a partir de R$400.

Psicanálise

Psicanálise
É um dos tipos de terapia mais comuns. Algumas técnicas muito específicas são usadas na psicanálise, como associação livre de palavras (o psicanalista fala uma palavra e o paciente responde a primeira coisa que vem à cabeça), cujas respostas serão analisadas pelo profissional.

A terapia cognitivo-comportamental pode ser considerada a mais recomendada, pois trabalha diretamente com os pensamentos utilizando-se de técnicas para controlá-los. Olá!!

Estes foram os assuntos mais discutidos na terapia no último ano

  • Comparar a vida a outra pessoa, especialmente nas redes sociais.
  • Lidar com o amor online.
  • Definir barreiras nas relações.
  • Viver com sintomas causados pelo burnout.
  • Problemas relacionados com sexo e prazer.

Um psicólogo pode também atuar em área hospitalar, escolar, organizacional e outras, e em nenhuma dessas áreas são considerados terapeutas. Já o terapeuta é todo profissional que é formado em uma ou outras áreas voltadas para a assistência à saúde humana, seja essa física ou emocional.

No caso de necessidade de gravação das sessões, o(a) psicólogo(a) responsável deve se certificar que o(a) cliente / paciente tem ciência da gravação, se concorda com ela e com o objetivo da gravação, para uso do(a) psicólogo(a).

você pode chorar à vontade. Assim como pode se negar a falar sobre certos assuntos. O terapeuta vai conduzir a terapia de acordo com o cliente, sempre respeitando seu espaço. Você tem o direito de falar sobre o que quiser, assim como pode ficar calado sempre que achar melhor.

Segundo o psicólogo Andrew Keefe, “há uma infinidade de razões pelas quais você pode se sentir pior depois de iniciar a terapia. O mais comum é que ela o coloca em contato com o que você realmente sente”. Tal situação acontece, pois somos expostos a emoções que tínhamos ignorado como forma de proteção.

Com a psicoterapia, você começa a ver claramente vários padrões em suas percepções, sentimentos e comportamentos, para entender suas origens e por que e como estão afetando sua vida no presente. É esse entendimento que é o começo da mudança.

Se você deseja encerrar a terapia, é apropriado avisar seu Psicólogo. Trazer o assunto pessoalmente funciona melhor porque os Psicólogos gostam de processar por que você acha que é um bom momento para parar. Mas se você quiser enviar um e-mail para eles em vez de falar pessoalmente, isso também funcionará.

7 coisas que você precisa saber antes de começar a fazer terapia

  • EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE PSICOTERAPIA, que utilizam métodos e teorias distintos. ...
  • TERAPEUTA NÃO É MÉDICO. ...
  • TERAPEUTA NÃO É PROFETA. ...
  • TERAPEUTA NÃO É GURU. ...
  • TERAPIA NÃO É UMA SIMPLES CONVERSA. ...
  • NÃO ESPERE MUDANÇAS RÁPIDAS. ...
  • NÃO DESANIME.

Na maioria das vezes, uma sessão por semana é o suficiente, mas pode acontecer de o psicólogo recomendar mais que isso por semana, ou até mesmo, que as sessões sejam quinzenais.

Inicialmente, para que a terapia possa ajudar, se faz necessário que os encontros sejam semanais. Uma sessão semanal é ideal, pois neste tempo você poderá refletir sobre o que foi dialogado, sobre as ideias propostas na sessão, aplicar as sugestões oferecidas e analisar a si mesmo nesse processo.

Isso não é possível. Ao mesmo tempo, é preciso que o cliente e o psicólogo, estabeleçam um vinculo de qualidade e o cliente esteja inteiro no processo. Permita-se contar suas questões, confiar na psicologia técnico-científica, praticada por psicólogos,assim a chance de você se aprimorar e melhorar, será muito grande.