Como saber se o TBI está com problema?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Se o corpo de borboleta estiver sujo e não funcionar direito, o seu cliente poderá ter falha no motor do automóvel e perda de potência. Por isso, é importante fazer a manutenção do corpo e orientar seu cliente para que fique de olho nas datas para a próxima revisão automotiva.

INTERRUPTOR DA BORBOLETA COM DEFEITO: SINTOMAS
Um interruptor da borboleta com defeito pode ter as consequências seguintes: Motor desliga na marcha lenta. Motor irregular em plena carga.

Por isso, mesmo não sendo obrigatório, o ideal seria fazer uma verificação preventiva a cada revisão (ou no máximo a cada 40.000 km), e a limpeza sempre que for detectado o acúmulo de resíduos.

DÁ PARA CONSERTA QUALQUER TBI? Não, Primeiro tem que ser avaliado por um de nossos técnicos para poder ver as condições da peça em questão. Outro caso que também não é possível o conserto é em peças paralelas. Peças originais e de marcas como VDO, Bosch, Magneti Marelli e Delphi são possíveis de serem consertadas.

Esse é um serviço que não costuma ser muito caro, mas seu valor varia muito entre oficinas. Na média, o preço da limpeza tem um custo médio girando entre R$ 80,00 e R$ 200,00.

Descarbonizante limpa TBI é um produto revolucionário, desenvolvido principalmente para limpeza do corpo de borboleta eletrônico, sem a necessidade de remoção; e com o veículo em funcionamento. Podendo ser utilizado em TBI, atuador de marcha lenta, sensores, etc.

Ele é utilizado para informar ao ECM as variações de posições angulares do eixo da borboleta. Com essa informação, é possível identificar as condições das acelerações e se adequar ao regime do motor.

A limpeza do corpo de borboleta pode ser feita de duas formas: 1) você desmonta a peça e esfrega com produtos químicos; ou 2) utiliza um descarbonizante e evita a desmontagem a (forma mais fácil). Aqui na High Torque utilizamos o Descarbonizante Limpa TBI que torna o procedimento mais prático e eficiente.

Assim como as demais peças de um automóvel, o sensor de rotação pode apresentar alguns problemas já conhecidos. Entre eles, destacamos a falha na memória, um defeito abrupto que faz o carro parar e, por fim, problemas no sensor em relação a velocidade da roda (ABS).

Em caso de falha do sensor do pedal do acelerador, podem surgir alguns dos seguintes sintomas: O motor exibe somente uma rotação de marcha lenta elevada. O veículo não reage aos movimentos do pedal do acelerador. O veículo passa para "operação de emergência"

Também pode haver excesso de sujeira na ponta do sensor de rotação, principalmente para quem costuma andar em terrenos diferentes, como barro e terra. Isso pode paralisar ou até mesmo estragar esta peça.

- O Descarbonizante realiza a limpeza interna e externa dos dutos de alimentação do combustível para veículos movidos a álcool, gasolina e flex.

A limpeza interna do motor é geralmente feita nas peças que estão em contato direto com a combustão interna. Para realizar a limpeza, é utilizado um produto químico específico: o descarbonizante. Ele tem alta concentração de detergentes, por isso, é eficaz para a função.

Ele é responsável por garantir a rotação mínima do motor em fase de marcha lenta, isto é, sem acelerar. Também conhecido como sensor de marcha lenta, é ele que recebe os sinais de comando de fluxo do ar e combustível para que haja o total funcionamento do motor sem o uso do pedal do acelerador.

Quando não é efetuada a limpeza desta peça na manutenção preventiva, pode haver acúmulo de resíduos oriundos dos combustíveis, principalmente gasolina. Estes resíduos, que aumentam em volume quando há alguma adulteração no combustível, atrapalham a aceleração do veículo, algo sentido principalmente na primeira marcha.

Um dos sintomas mais comuns de que os bicos injetores estão sujos é a marcha-lenta irregular, além da perda de força no momento da arrancada do veículo e falhas. Outros fatores também podem causar o depósito de sujeira na válvula injetora além do uso de um combustível ruim, como é o caso do alto consumo de óleo.

Teoricamente, bicos injetores têm a mesma durabilidade do automóvel. Assim, em tese, não precisam ser trocados. E também não estão sujeitos a manutenção preventiva.

Dilser destaca que, geralmente, os problemas que exigem a limpeza dos bicos ocorrem em carros de alta quilometragem, com cerca de 100 mil quilômetros.

A High Torque desenvolveu um spray descarbonizante que pode ser utilizado no corpo de borboleta, válvulas, cabeçotes e o coletor de veículos (etanol, gasolina, diesel e GNV). Dessa forma, o produto torna a limpeza muito mais fácil. Veja o que o ADG fazendo a limpeza TBI com o descarbonizante HT.

O uso do descarbonizante serve para retirar a carbonização, remove gomas e vernizes difíceis como no corpo de borboleta, carburadores, câmara de combustão, bicos injetores, válvulas e peças de motor.