Como saber se o som é bom?

Perguntado por: cmata . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Tenha um som de qualidade

  1. Comece pelo tipo de uso.
  2. Escolha a potência da caixa de som.
  3. Verifique se a caixa de som tem subwoofer.
  4. Observe as tecnologias que ela tem.
  5. Entenda a diferença entre frequência e decibéis.
  6. Coloque a caixa de som na melhor posição.

Dizer que um aparelho sonoro tem boa qualidade de som é apontar que a caixa reproduz muitas frequências em diferentes volumes sem que o som seja distorcido ou perca suas qualidades originais. Um exemplo bastante comum é com graves. Em alguns casos, a reprodução pode acabar gerando aquele “estourado”.

A JBL Boombox 3 ocupa o primeiro lugar da lista de melhores caixas de som bluetooth, sendo a melhor escolha para quem procura um som potente e com boa qualidade. O dispositivo traz algumas melhorias em relação ao modelo anterior como bluetooth 5.3 e upgrade nos graves e subgraves.

A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar. Isso faz com que os nossos tímpanos vibrem de maneira mais intensa. A intensidade de qualquer onda é dada pela expressão matemática a seguir.

Sendo assim, a relação de lúmens por watts representa a eficiência luminosa de uma lâmpada ou luminária. Quanto maior a emissão de luz (lúmens) para o menor consumo de energia em Watts, melhor será a eficiência luminosa de uma luminária ou lâmpadas de LED.

A potência RMS é a potência real e que deve ser utilizada para compreender a potência dos aparelhos. Mesmo assim, é preciso entender que essa é uma medida de potência elétrica, indicando quantos decibéis as caixas conseguem produzir quando alimentadas pela potência elétrica de 1W a 1m de distância.

Em aparelhos de áudio, essa potência é dada em Watts RMS, que representam a potência média que o aparelho pode apresentar com baixo nível de distorção harmônica, em explicação simples. Normalmente, caixas de som seguem certos padrões de potência média, indo de 3 a 40 W RMS.

Aquelas que têm até 50 W são indicadas pra ouvir a dois ou em ambientes pequenos e com poucas interferências sonoras, como os tecidos e madeiras. As caixas com até 200 W de potência dão conta daquele churrasco com os amigos. Já pra uma reunião maior, escolha um modelo com mais de 200 W de potência.

Produto Ful Range com smart cooler e HPF e LPF variável, para que você possa obter o máximo de performance num módulo eficiente e compacto. O MD1800 possui 1800 Watts RMS em 12.6 volts, garantindo potência ainda maior com uso de fontes em 14,4 volts.

Para ficar claro, watt é a unidade que afere valor de potência elétrica, seja ela mínima, média (RMS) ou máxima (pico/PMPO) e apenas isto.

Essas qualidades estão relacionadas à sensação que o som produz no ouvido humano e são: altura, intensidade e timbre. Essa qualidade permite ao ser humano diferenciar e classificar os sons em graves e agudos. Isso é feito a partir da frequência do som.

- Potência máxima total (dos dois canais) em 4 Ohms: 400W RMS (200W por canal);

O som deve ser estéreo e nunca mono. Priorize um modelo com alcance sonoro em 360º, pois a experiência será ainda mais interessante. Recomendamos um modelo com potência mínima de 6W RMS. Além da potência, analise a resposta à frequência e escolha um modelo que opere entre 100Hz e 20Khz.

Com incríveis 4.000w RMS, o Shake 99, da Sony, conta com um subwoofer dedicado de 46 cm e a nova tecnologia Sound Pressure Horn, que, de acordo com a empresa, aumenta a pressão sonora e melhora a qualidade dos sons graves, além de vários outros recursos.

A intensidade de uma onda sonora depende da amplitude dessa onda. Um som com uma maior amplitude é um som forte, enquanto que um som com uma pequena amplitude é um som fraco. Os sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos.

QUANDO A LETRA R APARECE EM INÍCIO DE SÍLABA, ENTRE VOGAIS, ELA REPRESENTA UM SOM FRACO, BRANDO. QUANDO A LETRA R APARECE NO INÍCIO DE UMA PALAVRA, ELA REPRESENTA UM SOM FORTE. USAMOS RR NO MEIO DAS PALAVRAS, ENTRE DUAS VOGAIS, PARA REPRESENTAR O SOM FORTE DE R INICIAL.

O decibelímetro é usado para medir a intensidade sonora.