Como saber se o solvente e polar ou apolar?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Se as moléculas de solvente forem polares, isto é, se o momento dipolar de cada molécula não for nulo, então o solvente denomina-se polar. Num solvente apolar, as moléculas de solvente possuem um momento dipolar nulo ou próximo de zero.

Os solventes não polares são compostos, tal como o etoxietano e o benzeno, que não possuem momentos dipolares permanentes. Estes não dissolvem compostos iónicos mas dissolvem compostos covalentes não polares.

As principais diferenças entre soluto e solvente
A substância que dissolve o soluto em uma solução é chamada de solvente; o solvente está presente em maior quantidade do que o soluto. O ponto de ebulição é maior que o solvente. É menor que a do soluto. Modifica o seu estado físico.

A água

A água é o solvente polar por excelência, pois dissolve bem substâncias iônicas, polares e em pequeno grau substâncias pouco polares - sendo chamada também de solvente universal. Assim, substâncias miscíveis em água são ditas hidrofílicas e as pouco solúveis ou insolúveis, hidrofóbicas.

Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.

As moléculas polares e íons interagem com as extremidades parcialmente positivas e parcialmente negativas da água, com as cargas positivas atraindo as cargas negativas (assim como as extremidades + e - de ímãs).

Compostos moleculares são classificados de acordo com a polaridade. Moléculas Apolares: não existe diferença de eletronegatividade entre os átomos. Moléculas Polares: existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, apresentando um polo positivo e outro polo negativo.

Já a gasolina é formada por uma mistura de diferentes hidrocarbonetos, sendo eles apolares, ou seja, a distribuição da carga elétrica da gasolina é uniforme. Assim, não há interação dos íons do sal com a gasolina e ele não se dissolve.

Tipos de solventes por classificação
Os tipos de solventes classificados dessa maneira são aqueles que solubilizam o veículo, como aguarrás (para tintas e resinas à base de óleo); ésteres (para tintas acrílicas e vinílicas) e cetonas (para resinas epóxi e outras).

26 A ordem crescente de polarização molar (ordem decrescente de polaridade molecular) está de acordo com o esperado, sendo os solventes mais polares a água, acetonitrila, etanol e acetona, enquanto que os menos polares são clorofórmio e acetato de etila.

O etanol possui uma ligação polar de hidrogênio e oxigênio, o oxigênio é mais eletronegativo que o hidrogênio, fazendo com que o oxigênio tenha uma carga parcial negativa e o hidrogênio, uma carga parcial positiva.

Soluto: é a substância que se encontra dispersa no solvente. Corresponde a substância que será dissolvida e, geralmente, apresenta-se em menor quantidade na solução. Solvente: é a substância na qual o soluto será dissolvido para formação de um novo produto.

b) Acetona
Na estrutura da propanona, temos três átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio, constituindo uma região com característica apolar. No entanto, a presença do oxigênio ocasiona um efeito mesomérico positivo na cadeia, tornando-a como um todo polar.

Alguns dos principais compostos apolares são: a gasolina, o metano e o etano. Alguns dos principais compostos polares são: a água, o açúcar e o álcool.

Uma substância é considerada "solúvel" se dissolve na medida de 3,3 g/100 ml de solvente.

Desse modo, pode-se dizer que a ligação iônica é a ligação mais forte, devido a grande diferença de eletronegatividade entre os átomos que provoca a transferência de elétrons e não o compartilhamento deles. Logo, ligações polares tendem a ser mais fortes que apolares.

Determinar a polaridade a partir da relação entre nuvens eletrônicas e ligantes

  1. Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar;
  2. Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.

Para determinar se a molécula é polar, basta verificar se o número de nuvens existentes no átomo central é diferente do número de átomos iguais ligados a ele.

Existem três aspectos que devem ser considerados quando analisamos a solubilidade dos compostos orgânicos em água e entre si, que são: a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica.

Quanto à solubilidade, os solutos podem ser classificados da seguinte forma:

  1. Solúveis: aqueles que se dissolvem no solvente. ...
  2. Pouco solúveis: aqueles que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente. ...
  3. Insolúveis: aqueles não se dissolvem no solvente.

Portanto, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, sais, açúcar, álcool, etc. O óleo por sua vez é composto por ligações apolares e por isso não é miscível com água, mas se mistura com gasolina por ser esta também um composto apolar. Agora vamos falar da quantidade de soluto.