Como saber se o site é seguro pelo Procon?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Outra forma de fazer essa verificação é instalar a extensão Canbuy, que usa a base de dados do Procon-SP para informar se o site visitado é seguro.

A extensão CanBuy foi desenvolvida para informar consumidores se uma loja online consta na lista do Procon de lojas para "fugir". A ferramenta, que é um complemento exclusivo para Chrome, confere se a URL de um site consta na lista de lojas não recomendadas pela instituição.

Consultar a situação cadastral do CNPJ na Receita Federal
Qualquer pessoa pode consultar um CNPJ pelo site da Receita Federal de forma gratuita e imediata antes de fazer uma compra online. A pesquisa revelará a situação cadastral da empresa, indicando se a companhia está ativa ou se apresenta alguma irregularidade.

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.

O SSL cria um caminho seguro entre o servidor e o navegador (browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam seguros e sigilosos. Ele aparece como um cadeado na barra de endereço do seu navegador, passando credibilidade e confiança ao usuários e ao Google.

O Norton Safe Web é um dos principais verificadores de links disponíveis. 100% gratuito, com um banco de dados bastante amplo e muito fácil de usar, A ferramenta conta com três indicadores, que são ameaças de malware, ameaças de identidade e fatores de incômodo.

Nas compras pela internet também são garantidos os direitos dos consumidores para os casos de troca e problemas com o produto ou a entrega. A lei prevê prazo de sete dias corridos para o consumidor desistir de uma compra à distância, como esclarece o Procon do Distrito Federal.

A cada andamento dos principais trâmites de processamento da demanda, o consumidor é avisado por meio do e-mail cadastrado no site do PROCON Paulistano.

- Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, faça o login nesta página digitando seu E-mail ou CPF e Senha. - Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui.

Para isso, você deverá obrigatoriamente possuir o número do seu CPF, além de um endereço eletrônico (e-mail) válido. Se você já tem acesso, consulte a situação do processo no sistema Sindec (apenas para atendimentos registrados no Procon/PR). Se você ainda não tem login e senha, cadastre-se no sistema Sindec.

Como pesquisar no site da Receita

  1. 1 - Acesse o portal de consulta de empresas no site da Receita Federal;
  2. 2 - Informe o CNPJ da empresa e clique em ;Consultar;
  3. 3 - Pronto! Agora é verificar a situação cadastral da empresa, o endereço e o ramo de atuação. O consumidor deve ficar atento para discrepâncias.

Uma das formas de consultar um CNPJ é, justamente, pelo site da Receita Federal. Ao ingressar no portal, basta incluir o número do documento para ter acesso à inscrição e à situação cadastral da empresa. Essa atitude é essencial para verificar se o estabelecimento existe, de fato, e evitar qualquer tipo de golpe.

Como consultar uma empresa no Reclame Aqui

  1. Acesse a página. Em seu navegador de internet, visite o site oficial do Reclame Aqui para começar a consultar sobre qualquer empresa;
  2. Use a barra de busca. No site há uma barra para pesquisas que fica bem no centro. ...
  3. Pesquise mais sobre a companhia.

A campeã em reclamações é o iFood, com cerca de 273 mil. Em seguida vem o Rappi, com 41,2 mil reclamações, o Uber Eats, com 24,5 mil, e o 99Food, com 10,3 mil reclamações.

Resposta da empresa
Com o cadastro, o consumidor não precisa informar seu nome, e-mail ou cpf, nas reclamações. Fazendo desta forma, seus dados pessoais ficam seguros e sem exposição na reclamação. Por ele também é possível consultar suas reclamações, publicar réplicas e avaliar a reclamação.

No Reclame Aqui, o prazo é de 30 dias. Por outro lado, por ser uma plataforma ligada diretamente ao governo, o índice de reclamações resolvidas costuma ser bem maior, e ocorre em um prazo de tempo menor do que o Reclame Aqui.

O que é https? Para quem ainda não sabe, https (Hyper Text Transfer Protocol Secure), ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, em português, é um protocolo de comunicação da Web que protege a integridade e a confidencialidade dos dados trocados por meio de comunicação criptografada.

Como funciona o certificado SSL? O SSL garante a impossibilidade de leitura de quaisquer dados transferidos entre usuários e sites ou entre dois sistemas. Ele usa criptografia de algoritmos para "embaralhar" dados em trânsito, o que impede a leitura por parte dos hackers durante a conexão.

Por exemplo: em um site que não tem um certificado SSL, a URL começará com "HTTP". Em sites com um certificado SSL, no entanto, a URL começará com "HTTPS". Essa letra "S" extra significa que sua sessão de navegação, comunicação e experiência de compra estão seguras desde o momento em que você chega ao site.

Através do Norton Safe Web, você consegue verificar se um site com malware está a sua frente antes mesmo de você acessa-lo. O programa analisa todas as vezes que você acessa e detecta se há vírus, malware e outras ameaças que comprometem a segurança do site.

2. PROCON. Se o e-commerce no qual você sofreu a fraude não tomar as providências necessárias, a alternativa é acionar o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). Junte todos os documentos referentes à compra e ligue para o número 151 para solicitar orientações específicas.