Como saber se o site é falso?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Fique sempre de olho em como o nome do site que você quer acessar está escrito. Em sites falsos, o nome é quase sempre muito parecido com o original, o que faz mais gente se confundir. Na URL, preste atenção também nos erros de ortografia, letras duplicadas ou muitos números no endereço. Domínios pouco comuns, como “.

Nesse caso, confira as instituições a que você pode recorrer:

  1. PROCON. Se o e-commerce no qual você sofreu a fraude não tomar as providências necessárias, a alternativa é acionar o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). ...
  2. IDEC. ...
  3. Delegacias especializadas em crimes virtuais.

Uma das formas de saber se um link é ou não seguro é analisar a URL. No caso dos endereços com o protocolo HTTPS, é necessário que exista o certificado SSL/TLS, que garante a segurança do endereço no estabelecimento de uma comunicação segura com um servidor.

Verifique a reputação da empresa
Uma empresa com a situação cadastral ativa é real, mas não necessariamente confiável. Também é preciso verificar se ela entrega os produtos solicitados, se tem canais de atendimento ao cliente, se veicula propaganda enganosa ou se não presta serviços de qualidade.

Quais são os 7 golpes mais comuns da internet?

  • 1 – Golpe do perfil falso no WhatsApp. ...
  • 2 – Golpe do link falso. ...
  • 3 – Golpe para clonar o WhatsApp. ...
  • 4 – Golpe do falso leilão de carros. ...
  • 5 – Golpe do boleto falso. ...
  • 6 – Golpe do PIX. ...
  • 7 – Golpes de comércio eletrônico.

Como identificar um produto pirata?

  1. 1- Preço baixo. É extremamente incomum encontrar um produto original com preços abaixo dos praticados no mercado. ...
  2. 2- Etiqueta no produto. ...
  3. 3- Loja sem CNPJ. ...
  4. 4- O material se desgasta mais rápido. ...
  5. 5- Leia a descrição do produto ou questione o vendedor.

Veja se a loja consta na lista do Procon
Outra forma de fazer essa verificação é instalar a extensão Canbuy, que usa a base de dados do Procon-SP para informar se o site visitado é seguro.

Selecione a guia Segurança na caixa de diálogo Opções da Internet. Selecione Sites confiáveis (o ícone de marca de seleção verde).

Pensando nisso, separamos os 5 melhores sites de pesquisas científicas e acadêmicas que apresentam conteúdos confiáveis, úteis e sem qualquer tipo de interesse econômico.

  • 1 - Dialnet. ...
  • 2 - WorldWideScience. ...
  • 3 - Scielo. ...
  • 4 - RefSeek. ...
  • 5 - BASE.

No Chrome, abra uma página da Web. Para conferir a segurança de um site, veja o símbolo de status de segurança à esquerda do endereço da Web: Seguro. Informações ou Não seguro.

Há duas maneiras de acessar a Ferramenta de inspeção de URL:
O URL precisa estar na propriedade aberta atual. Na maioria dos relatórios, basta clicar no link Inspecionar ao lado do URL de uma página. Às vezes, é necessário passar o cursor sobre o URL para exibir essa opção.

O que é URL e como ela é decisiva para o sucesso da sua estratégia digital. A URL é o endereço eletrônico que permite que o seu site ou blog seja encontrado na rede. A sigla URL significa: Uniform Resource Locator, e pode ser traduzida para o português como: Localizador Uniforme de Recursos.

Embora se pareçam, as empresas de fachada e empresas fantasmas, também chamadas de fictícias, não são a mesma coisa. Como já mencionamos, uma das principais características dos empreendimentos de fachada é ter um espaço físico, enquanto a organização fantasma não tem uma unidade física.

Basicamente, basta que você acesse o site da Receita Federal na página “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral”. Nessa tela, você deve digitar o número do CNPJ, que é composto por 14 dígitos, validar o capta e, em seguida, clicar em “consultar”.

Desconfie de mensagens contendo ameaças, oportunidades de ganho fácil, promoções ou descontos muito grandes, pedido de sigilo, apelo emocional, senso de urgência. Golpistas costumam enviar mensagens em massa com conteúdo genérico esperando que alguém "morda a isca".

Fique atento a golpes do dia a dia. Suspeite de mensagens com temas cotidianos como: recadastramento de token, cancelamento de CPF, débitos pendentes, oferta de emprego, pontos ou bônus a vencer. Não faça o que pede a mensagem e, na dúvida, contate a instituição usando um canal oficial.

Esses cybercriminosos exploram fragilidades dos usuários, procuram enganar e persuadir suas vítimas a fornecerem informações sensíveis ou a realizarem alguma ação que possa comprometer a segurança deles e de toda uma organização. Conheça as formas mais comuns desses golpes, suas consequências e dicas de prevenção.