Como saber se o sinal digital está disponível para minha cidade?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Quando o sinal de TV digital estará disponível em minha cidade? É muito simples saber quando o sinal analógico será desligado em qualquer cidade e quando o sinal digital será instaurado! Basta acessar o site Seja Digital, selecionar estado e o município, e conferir a informação disponibilizada na tela.

Como ganhar o kit digital do governo? Podem receber o Kit moradores de capitais brasileiras ou municípios com mais de 500 mil habitantes que estejam inscritos no Cadastro Único. A solicitação deve ser feita através do site Siga Antenado ou pelo telefone 0800 729 2404.

O valor para comprar Conversor / Receptor de TV Receptor de TV Digital pode variar de acordo com as características de cada produto. Mas, de maneira geral, o preço de Conversor / Receptor de TV Receptor de TV Digital fica entre R$ 156,10 e R$ 529,44.

Desvendando o aparelho de TV
O primeiro passo para descobrir se uma TV tem o conversor digital é procurar se ela possui o selo “DTV”. Se possuir, com certeza é digital. Se você não achar esse selo, mas o aparelho for de LED, LDC ou plasma e foi fabricado após o ano de 2010, provavelmente seja digital.

Uma das possíveis causas do ocorrido é que o sinal do SBT pode estar chegando com um nivel de sinal mais baixo comparado ao demais canais. Com isso a sensibilidade do conversor digital pode não estar captando o sinal deste canal.

O Programa Digitaliza Brasil do Ministério das Comunicações (MCom) pretende levar o sinal digital de televisão a todos os municípios brasileiros até o final de 2022 e encerrar as transmissões analógicas até 2023.

Você ainda tem outra opção de seja digital cadastro para pegar o kit, através do site https://sigaantenado.com.br/ ou do telefone 0800 729 2404, disponível para cidades que receberam e receberão a implantação da tecnologia 5G e habitantes de baixa renda e que estejam inscritos em programas sociais do Governo Federal.

DTV é o acrônimo para Digital Television. Ou, simplesmente, a nossa TV Digital. A sigla e o logo simbolizam que um aparelho, seja uma TV, um transmissor ou receptor, trabalham com esse formato mais atual. Já o HDTV é uma sigla que significa High Definition Television, que pode ser traduzido como TV de alta definição.

Além disso, a parabólica digital oferece som e imagem com mais qualidade e 100 canais gratuitos. Estima-se que 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas. São Paulo é o estado com mais municípios com kits de instalação, 163.

Todos os brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit de TV digital gratuitamente.

As operadoras que fornecem o sinal é quem deve zelar pela qualidade do serviço contratado. As pessoas que não têm nenhum tipo de antena instalada não se enquadram nos critérios instalação do novo kit gratuito com a nova parabólica digital.

A TV Digital ABERTA é a evolução da TV que todos nós conhecemos. É um novo tipo de sinal de TV gratuito que os canais de televisão abertos estão oferendo à população brasileira e que proporciona uma imagem sem chuviscos e fantasmas e um som sem chiados. Você não vai mais assistir TV assim!

Para ter direito, é preciso estar inscrito em programas sociais do Governo Federal e contar com uma antena parabólica tradicional funcionando na residência.

Em resumo, a grande diferença entre o conversor e o receptor de TV digital está na forma de receber o sinal e, também, na situação da sua casa.