Como saber se o shampoo é vegano?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Para não se enganar, é preciso estar atento ao rótulo das embalagens dos produtos. Além de ser possível analisar a composição do shampoo, existem selos de certificação obrigatórios para que um cosmético vegano possa ser comercializado.

A principal diferença entre um shampoo vegano e um shampoo comum está na formulação do produto. A eficácia é a mesma, mas os ingredientes utilizados são diferentes. Por isso, preste sempre atenção na descrição do produto na embalagem para ter certeza de que ele é vegano.

Apesar de semelhante ao shampoo convencional na textura, os Shampoos Veganos podem produzir menos ou nenhuma espuma. Esse fator não atrapalha a finalidade de limpeza dos fios e couro cabeludo, pois são os componentes com propriedades adstringentes os responsáveis pela limpeza e não a espuma.

O shampoo vegano tem as mesmas finalidades de um shampoo tradicional, que seria limpar, dar brilho, maciez, movimento, selar pontas, nutrir, etc. E já existem shampoos veganos para todos os tipos de cabelo. O diferencial é somente a sua composição que não tem origem animal, e é totalmente cruelty free.

Qual a diferença entre produtos orgânicos, veganos e naturais? Orgânicos: as matérias-primas usadas não levam agrotóxicos no seu cultivo. Veganos: não são utilizadas matérias-primas de origem animal como cera de abelha, leite ou banha. Naturais: não são usados elementos sintéticos, como nos corantes e fragrâncias.

2- Vegan: O símbolo com o girassol é emitido e verificado pela Vegan Society, criada no Reino Unido em 1944.

Certificação vegana brasileira
Aqui no Brasil a certificação nacional mais conhecida é a da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), cujo selo traz “Certificado Produto Vegano SVB” e foi criado em 2013. A Instituição concede essa certificação para produtos alimentícios, cosméticos, de limpeza, higiene e calçados.

Indicado para todos os tipos de cabelo. Tem certificado orgânico e vegano. Possui pH 5,0 – 6,0. O Shampoo Exfoliating é um tratamento esfoliante eficaz para o cabelo e para a saúde do couro cabeludo.

Para ser considerado um produto vegano para cabelo, ele não pode conter em sua formulação nenhum ingrediente de origem animal. Na prática, isso quer dizer que em sua composição não podem ser utilizadas nem partes do animal, nem nada que seja naturalmente produzido por ele, como mel, colágeno e lanolina, por exemplo.

Para as pessoas que sofrem com alergias ou possuem peles mais sensíveis, os produtos veganos são uma ótima opção. Por não contarem com ingredientes de origem animal — que são perecíveis — em suas composições, não é preciso enchê-los de conservantes que podem causar danos à pele e ao couro cabeludo.

Os cosméticos veganos são formulados sem qualquer tipo de componete animal. Além disso, sendo este um ponto de extrema importância, não são testados em animais.

Conhecida como “Palma Vegan” nas redes, Juliana estreou seu primeiro vídeo no YouTube em dezembro do ano passado explicando que a higiene dos cabelos pode ser vegana, barata, ecológica e saudável. No vídeo, Palma explica que para lavar seus cabelos, utiliza apenas três ingredientes: bicarbonato, vinagre e água.

A base de aminoácidos e óleo de macadamia e semente de uva, alisa os cabelos proporcionando hidratação e restauração a fibra. Açao: A progressiva Vegana 3 em 1 age diretamente nos fios com sua formula exclusiva a base de aminoácidos, óleo de macadamia e semente de uva.

  • Akora.
  • Bioclub.
  • Biowash.
  • Bioz.
  • Bioz Green.
  • Garoa.
  • Lava.
  • Mahav.