Como saber se o shampoo é neutro?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Os benefícios deste produtos são diretamente relacionados aos cabelos oleosos e normais. Dizer que o seu shampoo é neutro, é dizer que em uma escala de 1 a 14 o seu produto está com o pH equilibrado, ou seja, com aproximadamente 7,4 de ácidos ou alcalinos.

Qual é o ph ideal de um shampoo? O ph do shampoo ideal é aquele que se mantém no neutro ou próximo ao pH balanceado, que é o 7,4, conseguindo abrir as escamas do fio e promover a limpeza.

Qual shampoo evitar depois da progressiva? A recomendação é evitar produtos de limpeza profunda ou com ação anti resíduos. Em geral, esse tipo de shampoo dispõe de sulfato, o que danifica os fios e também abre as cutículas capilares. Portanto, tudo o que pode remover o procedimento químico precocemente.

Elsève: pH entre 5,5 e 6. Vizcaya: pH 6. Seda: pH entre 7 e 7,5. Pharmacus: pH 6.

Escala de pH dos shampoos
O índice indicado nos shampoos para limpar sem agredir os fios varia entre 5,0 e 6,5. Geralmente, essa concentração se alcança por meio da fórmula. Ou seja, são as substâncias do produto que podem deixar o pH do shampoo ou do condicionador mais alcalino ou ácido.

O Johnson's Baby Neutro é um shampoo desenvolvido especialmente para bebês e crianças. Sua fórmula exclusiva Chega de Lágrimas é tão suave para os olhos quanto água pura, além disso contém glicerina vegetal, é hipoalergênica, livre de corantes, parabenos e sulfatos, e tem pH balanceado.

Por isso, quem tem escova progressiva deve usar shampoos com pH fisiológico (4,5 – 5,5) ou ácido (3,8 – 4,4).

O shampoo neutro destaca-se por proporcionar uma limpeza mais completa aos fios. Limpa profundamente as cutículas capilares e não possui muitos agentes de tratamento.

Vamos falar de lançamentos das marcas: ILike, Skala, Phytoervas, Embelleze (Novex), Forever Liss e Salon Line.

Normalmente, o ph do cabelo é medido em laboratório por meio de um aparelho chamado Phmetro. Porém, é possível medir em casa usando uma fita de papel indicado de ph.

O pH de uma solução pode ser medido de duas formas: através de pHmetros ou papéis indicadores de pH. O pHmetro é o mais preciso dentre as alternativas. Utilizando um eletrodo que deve ser mergulhado na solução que se deseja medir, é possível verificar a tensão gerada e convertê-la em uma escala de pH.

Saber qual shampoo usar depois da progressiva é fundamental, pois o produto escolhido está super ligado à durabilidade do alisamento. Um shampoo para progressiva deve ser mais suave, sem sal, com um pH neutro e, de preferência, formulado especificamente para fios quimicamente tratados.

O Shampoo Elseve Reparação Total 5 Extra-Profundo pode ser usado por pessoas que fizeram alisamento químico como escova progressiva ou permanente, pois não tira a química.

O uso do shampoo não contra-indica fazer o procedimento, porém o shampoo de cetoconazol resseca bastante o fio. Assim fazer o procedimento em uso de shampoo vai deixar o fio muito seco e pode causar quebra, a fratura do fio .

Como saber o pH do shampoo? A única forma de saber o pH do shampoo e de qualquer outro cosmético é fazer o teste com o auxílio de fitas medidoras específicas, que você pode comprar em distribuidoras de produtos químicos e até, veja só, em lojas especializadas em produtos para piscinas.

0 e 7

Os shampoos da Bio Extratus têm pH entre 5,0 e 7,5 – ideal para limpar sem agredir os fios. Os produtos cremosos e condicionantes (condicionador, máscara, finalizador…)

O Shampoo Pantene Pro-V Micelar possui pH de 6,5.

entre 3.5 e 4.5

pH ideal da máscara capilar
Portanto, as máscaras devem ter um pH baixo, entre 3.5 e 4.5 para fechar as cutículas oferecendo brilho e maciez aos fios. No entanto, a médio prazo, pHs inferiores a 4.0, utilizados com frequência, podem ter um efeito não desejado sobre os fios.

O shampoo para cabelo seco com pH baixo ou mais próximo ao pH do cabelo (que fica, geralmente, entre 4,5 e 5,5) é uma boa pedida para os fios quimicamente tratados, principalmente, por ser uma forma fácil e preventiva de cuidar do visual.

Mas qual é o pH do cabelo? A camada externa que protege o fio, chamada de cutícula capilar, tem pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com seu couro cabeludo devem ser neutros (pH = 6,5 a 7,5) ou levemente ácidos (até pH = 6,4).