Como saber se o seu corpo está todo inflamado?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O sentimento frequente de cansaço ou aquele desânimo para encarar as tarefas comuns do dia a dia podem ser sinais de um corpo inflamado, sabia? Insônia, mal-estar, espinhas e falta de apetite também estão entre os principais sintomas.

Os exames mais utilizados na prática clínica para mensurar atividade inflamatória são a PCR e a VHS. Ambas têm alta sensibilidade, porém pouca especificidade. A queda dos valores de PCR durante o tratamento de uma infecção bacteriana mostra correlação com boa resposta clínica, pois seus níveis variam rapidamente.

Cansaço, depressão, ganho de peso, entre outros sintomas são causados pela inflamação do corpo, mas nem sempre damos, atenção a isso.

A dieta anti-inflamatória é um tipo de alimentação baseada na ingestão de alimentos ricos em antioxidantes, como laranja, nozes, açafrão e salmão, por exemplo, ao mesmo tempo que se evita o consumo de alimentos inflamatórios que contêm gorduras saturadas, açúcar e gordura trans.

  • Fase 1: Inflamação aguda (resposta vascular.
  • e celular, quando dominam os granulócitos)
  • Fase 2: Inflamação crônica (proliferação,
  • quando dominam os monócitos)
  • Fase 3: Formação de granuloma.
  • Fase 4: Cura/cicatrização.

Entretanto, a inflamação pode ser potencialmente danosa, uma vez que em sua manifestação pode lesar o próprio organismo, às vezes de forma mais deletéria que o próprio agente injuriante, como ocorre por exemplo na artrite reumatóide do homem e em alguns tipos de pneumonia.

Cúrcuma: um poderoso anti-inflamatório natural
A cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório natural. Originária da Índia e do sudeste da Ásia, a cúrcuma pertence à família Zingiberaceae, mesma família do gengibre. Essa planta é muito comum na casa dos brasileiros, principalmente como tempero culinário.

Quanto tempo o corpo leva para desinflamar? Os programas de desintoxicação podem durar de 3 dias a 2 semanas, de acordo com os fatores estabelecidos para o tratamento. O principal influenciador nessa questão é o tipo de substância que está acumulada em excesso no organismo.

Uma inflamação silenciosa
É possível apontar como principal característica dessa condição, a completa dissociação entre sinais e sintomas. Afinal, a pessoa vive como se a sua saúde estivesse 100% em dia.

Além disso, outras doenças causadas por microrganismos (vírus ou bactérias) podem ser diagnosticadas pelo exame de PCR, como a Dengue, Clamídia e HPV. Na oncologia, a PCR auxilia na identificação de células que apresentam sequências gênicas características de um determinado tipo de câncer.

Então vamos lá, conheça 5 alimentos que inflamam o corpo e por que é recomendado evitar o consumo em excesso:

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

A inflamação branda do corpo pode ser o gatilho para diversas doenças, incluindo doenças graves e/ou crônicas. Mas é possível reverter esse processo inflamatório. A alimentação e hidratação é o grande aliado nesse processo e há diversos alimentos que podem ajudar no processo de desinflamação do organismo.

2. Abacaxi. A fruta é rica em vitamina A e B1 e ácido ascórbico, que ajuda no processo de controle à inflamação. O abacaxi também tem alta concentração de água e fibras — o que auxilia no processo digestivo.

Os resultados mostraram que a vitamina E inibe o processo inflamatório de doenças como diabetes e arteriosclerose. A pesquisa aponta, no entanto, que a administração de uma dosagem mais alta, mas abaixo do limite de toxicidade, tem como conseqüência a piora do quadro clínico.

A infecção, como dito anteriormente, diz respeito à penetração, multiplicação e/ou desenvolvimento de um agente infeccioso no organismo humano ou de outro animal. A inflamação já diz respeito à reação do organismo aos danos causados por agentes químicos, físicos ou biológicos.

Inflamação aguda
Inicia-se logo após o estímulo e cessa após a remoção do estímulo que a desencadeou. Micro-organismos, alérgenos, toxinas, queimaduras são exemplos de estímulos que desencadeiam esse tipo de inflamação. Citocinas e quimiocinas promovem a migração de neutrófilos e macrófagos para o sítio de inflamação.

A inflamação crônica descontrola "todas as funções do organismo e desencadeia todo tipo de doenças, como câncer, alergias, asma e condições autoimunes", diz o médico Mario López Hoyos, presidente da Sociedade Espanhola de Imunologia.