Como saber se o seu contador e honesto?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Para saber sobre a qualidade do trabalho do contador, você consegue acompanhar a entrega das declarações solicitadas pela Receita Federal, por exemplo. Se próximo das datas de entrega seu contador começa a lhe solicitar muitos e muitos documentos, talvez ele não tenha realizado o trabalho periodicamente como deveria.

Quais os critérios para escolher um contador?

  1. Experiência. Experiência é uma característica fundamental ao se considerar o trabalho de qualquer profissional. ...
  2. Ética. Outro fator muito importante de se avaliar em um profissional é a sua idoneidade. ...
  3. Multidisciplinaridade. ...
  4. Saber tecnológico. ...
  5. Serviços oferecidos.

Veja a seguir, algumas perguntas que você deve fazer antes de contratar um escritório de contabilidade.

  • Qual o conhecimento do escritório contábil em relação ao mercado? ...
  • Quais os canais de atendimento oferecidos? ...
  • Como funciona o processo de trabalho? ...
  • Que tipo de sociedade e opção tributária possuem mais familiaridade?

O que define um contador de confiança? Para começar, um contador de confiança é aquele que exibe as devidas certificações para exercer a profissão. Aliás, é bom lembrar que o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) através dos Conselhos Regionais (CRCs) submete todos os contadores ao exame de suficiência.

Use o e-CAC como alternativa
Basta acessar o portal, fazer login com seu código de acesso e senha (ou certificado digital) e clique em Pagamentos e Parcelamentos. Em seguida, escolha a opção “Consulta Comprovante de Pagamento – DARF, DAS, DAE e DJE”.

A Resolução 750/1993
§ 1º – O Princípio da PRUDÊNCIA impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Fundamentais de Contabilidade.

Ser capaz de analisar as situações antes de tomar qualquer atitude. Em primeiro lugar, entenda o que o cliente ou a organização precisa antes de propor ações. Contadores precisam ter alta capacidade de análise e buscar o máximo de informação possível para indicar qual caminho deve ser seguido.

Além dos co- nhecimentos técnicos essenciais, o Contador da atualidade precisa também desenvolver habilidades relativas à comu- nicação, às relações humanas e à administração, criando um balanceamento adequado entre a formação teórica e a experiência prática.

Quando seu trabalho culmina na prática de alguma infração, seja ela legal ou contratual, resultando em danos ao cliente. Por exemplo, um balanço com erros técnicos intencionais que geram prejuízos ao seu parceiro. Neste caso, o empresário tem 5 anos para exigir reparação de danos ao contador.

O contador assume inteira responsabilidade pelos serviços técnicos realizados, assim como pelas orientações que prestar. As multas decorrentes da entrega fora do prazo legal, para pagamento, ou que forem decorrentes da não prestação dos serviços por parte do contador, são de responsabilidade do próprio contador. 4.

O contador responde criminalmente por erro no exercício de sua atividade profissional, quando age com dolo, ou seja, a vontade explícita de praticar a fraude.

Sua atuação é semelhante à do contador, mas mais restrita, já que esse profissional não pode realizar trabalhos como auditoria e perícia, por exemplo. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a média salarial de um contabilista em geral é de R$4.444,86.

Para ser um contador, o profissional deve ser graduado como Bacharel em Ciências Contábeis. Por sua vez, o termo contabilista se refere aos profissionais que trabalham com Ciências Contábeis no geral.

O contador deve, com relação à classe, observar as seguintes normas de conduta: (a) prestar sua cooperação moral, intelectual e material, salvo circunstâncias especiais que justifiquem a sua recusa; (b) zelar pelo cumprimento desta Norma, pelo prestígio da classe, pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento de ...