Como saber se o seu certificado é reconhecido pelo MEC?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

No sítio http://emec.mec.gov.br é possível consultar a situação de instituições de educação superior e de cursos de graduação, assim como seus respectivos atos autorizativos.

Para que o curso de graduação seja reconhecido, os responsáveis devem fazer a solicitação ao ministério somente a partir da conclusão da metade da carga horária da primeira turma que está realizando o curso, com base em algumas exigências de comprovação.

Consultar diploma no diário oficial
quem não tem o diploma: precisará entrar em contato com a Secretaria da Educação do Estado e fazer a solicitação, quando souber a data da publicação de sua conclusão no Diário Oficial, poderá se dirigir ao jornal do seu Estado e fazer a solicitação da cópia autenticada da declaração.

Por isso, uma maneira de verificar a validade do certificado é usando as chaves públicas e privadas. As chaves são os números que criptografam e descriptografam o certificado. Se as chaves forem válidas, então, o certificado é considerado válido.

A comprovação da autenticidade de documentos escolares (diploma e histórico) pode ser solicitada à Secretaria de Estado de Educação (SEE), através de contatos nas Superintendências Regionais de Ensino.

Em alguns casos, podem alegar demora do próprio MEC pelo processo de reconhecimento. Por essa razão, o aluno deve ingressar com ação indenizatória, solicitando danos materiais e morais decorrentes dos prejuízos que o não reconhecimento do curso pode causar na trajetória profissional do estudante.

Cursos de livre oferta
Tais cursos não possuem carga horária preestabelecida e podem apresentar características diversificadas em termos de preparação para o exercício profissional de algumas ocupações básicas do mundo do trabalho ou relacionadas ao exercício pessoal de atividades geradoras de trabalho e renda.

O certificado reconhecido pelo MEC garante ao aluno a qualidade no aprendizado, além da certeza de estar sob a tutela de uma organização série e que atua dentro da lei.

Acesse o site e-MEC; Em seguida, clique na aba “Consulta Avançada”; Em “Buscar por”, selecione a opção “Curso de Graduação” e preencha as informações a seguir.

O código de localização do certificado é disponibilizado no próprio corpo do certificado digital ou dos certificados impressos*.

Confira o passo a passo para a consulta:

  1. Acesse o site da Secretaria da Educação em que a pessoa estudou.
  2. Clique em “documentação” ou “consulta pública de concluintes”
  3. Informe o CPF da pessoa e finalize a consulta.

Certificados emitidos após 2020:
A partir de 2021, devem ser consultados no próprio sistema EGOV na aba Certificados: Faça seu acesso no sistema EGOV, e consulte o(s) seu(s) certificado(s) na aba Certificados. Será listado a lista de curso(s) que realizou nesse período.

Acessar o serviço de pesquisa da Secretaria do Estado de São Paulo; Preencher as informações solicitadas, como o número do RG; Clicar no botão do comando pesquisar e aguardar até que a informação sobre o documento apareça na tela; Salvar em PDF o documento ou imprimi-lo.

A etiqueta do certificado de autenticidade (COA) do Microsoft Windows é um rótulo que contém um código de chave de produto alfanumérico de 25 dígitos e um código COA de 14 dígitos. Esta etiqueta está localizada no chassi do sistema Dell computador.

cinco anos

Segundo o site oficial do MEC, esse processo inicial tem um prazo de três a cinco anos, tempo o qual varia entre um tipo de instituição para outra. O credenciamento existe como uma maneira de o Ministério da Educação permitir a criação de novos cursos desde que eles atendam aos critérios exigidos pelo órgão.

O que acontece se o reconhecimento não vier a tempo? Não é do interesse nem do aluno e nem da Instituição de Ensino Superior, que o diploma não seja reconhecido e validado no mercado de trabalho. A visita do MEC normalmente ocorre de 4 a 8 meses após o protocolo.

Com um curso reconhecido pelo MEC, você tem a garantia de que o seu diploma tem validade em território nacional, independentemente do estado de origem do documento. Isso vale tanto para as graduações presenciais quanto para as que funcionam no regime a distância.

MEC reconhece 209 cursos e autoriza a criação de vagas
Nos cursos reconhecidos são oferecidas 27.181 vagas, das quais 22.237 são presenciais e 4.944 para educação a distância.

Melhores faculdades públicas EAD

  • Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)