Como saber se o seu celular está infectado com vírus?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Ao perceber que o seu celular está com comportamento estranho, muito lento, aparecendo notificações e propagandas em excesso, é um sinal que ele esteja infectado por algum vírus.

Para identificar possíveis vírus no WhatsApp, é necessário estar atento a links suspeitos. Normalmente, o atacante envia um link malicioso que promete uma função desconhecida ou vantagem exclusiva. No entanto, ao clicar no link, o vírus é ativado e pode propagar-se rapidamente no dispositivo.

O Bitdefender Mobile Security é um dos aplicativos antivírus mais poderosos para Android. Ele protege seu smartphone e tablet contra vírus, malwares e ameaças online e mantém suas informações privadas protegidas contra hackers. O app também foi vencedor por 5 vezes do "Melhor Produto de Segurança Android" do AV-Test.

Para remover o vírus no Android, instale um antivírus e, ao abrir, selecione a opção de varredura para remover o vírus do celular. Confira a lista com os melhores antivírus para celulares Android. Com o processo concluído, selecione “Remover todas possíveis ameaças” ou “Remover All”.

1 - Baixe um antivírus para celular. 2 - Depois de instalar o antivírus, abra o aplicativo e execute uma verificação antivírus para encontrar software oculto no sistema do seu dispositivo. Se uma infecção for detectada, siga as etapas na tela para se livrar rapidamente do vírus do Android.

Pesquise o link no Detector de Site Confiável
Antes de clicar no link ou comprar algum produto de um site, copie e cole a URL (link do site) no Detector de Site Confiável, disponível no site do Reclame AQUI. A ferramenta vai analisar as informações do site e indicar se ele é confiável ou se tem indícios suspeitos.

Estas são as três principais maneiras pelas quais um malware pode invadir seu telefone:

  1. Aplicativos maliciosos. Baixar um aplicativo malicioso é uma maneira comum de ter seu aparelho infectado por malware. ...
  2. Malvertising. Isso é quando o malware é disseminado por anúncios on-line duvidosos. ...
  3. Links infectados.

Notícias

  1. Baixe um antivírus. Os programas detectam os vírus, fazem uma limpeza no smarthphone e protegem o dispositivo de outras ameaças no futuro.
  2. Atenção nos programas. ...
  3. Verifique as permissões. ...
  4. Não entrar em links suspeitos. ...
  5. Redes Wi-Fi gratuitas.

O status de WhatsApp Web anormal. Veja se a versão web do seu WhatsApp está frequentemente ativa. É muito provável que outra pessoa esteja espionado ou usando seu WhatsApp. Faça login com sua conta de WhatsApp Web, e acesse "Configurações" > “WhatsApp Web”, veja a lista de aparelhos com sessões ativos.

Para tirar a dúvida se o seu WhatsApp está sendo espionado ou não, checar o histórico de mensagens e download de mídias é uma das primeiras opções. Só é preciso verificar conversas recentes para saber se existem mensagens, fotos, áudios ou qualquer mídia enviada em seu nome que você não fez.

Para descobrir se alguém está monitorando suas conversas por meio dessa função, abra o aplicativo, vá até as Configurações/Ajustes e selecione WhatsApp Web. Se estiverem usando o seu WhatsApp, aparecerá o nome do dispositivo no qual ele está conectado. Para desconectar, basta selecionar Sair de Todos os Computadores.

Remoção de um vírus do PC

  1. Baixe e instale o software antivírus. ...
  2. Executar um escaneamento de vírus. ...
  3. Excluir ou colocar arquivos infectados na quarentena. ...
  4. Reiniciar o computador.

O Avira oferece o melhor antivírus gratuito para Android no mercado e inclui um scanner antimalware sob demanda, além de proteção em tempo real, scanner Wi-Fi, ferramentas antirroubo, scanner de privacidade de apps e scanner de violação de dados.

Álcool isopropílico 70% é excelente opção
Na hora de limpar o eletrônico, vale a pena umidificar um pano de microfibra com o álcool isopropílico antes de iniciar a higienização. Caso não tenha o pano, um papel higiênico bem macio pode ajudá-lo nessa tarefa. Evite despejar o composto químico diretamente no celular.