Como saber se o sensor TPS está com defeito?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Quais os sintomas de defeitos mais comuns causados por falhas no Sensor TPS?

  1. Marcha lenta alta (motor acelerado) ou oscilando: Sensor enviando tensão incorreta com a borboleta fechada. ...
  2. Marcha lenta baixa (motor “morrendo” em desacelerações): Sensor enviando tensão incorreta com a borboleta fechada.

O sensor de posição da borboleta (TPS, Throttle Position Sensor) é um potenciômetro colocado junto ao eixo da borboleta a fim de informar a posição angular da mesma. Em casos especiais, pode-se funcionar o motor sem o uso deste sensor.

O Sensor de Posição da Borboleta tem a função de informar para a central de injeção do seu carro, qual a porcentagem de abertura da borboleta. A borboleta controla a entrada do ar, para que queimem os cilindros, com a quantidade certa de combustível ar e centelha.

Quando o sensor de rotação apresenta defeitos, a luz de ignição é acesa no painel. Na grande maioria das vezes, quando este defeito ocorre, o motor tende a não ligar, pois perde a referência da posição de cada pistão, desta forma não consegue calcular a injeção e ignição.

Se o corpo de borboleta estiver sujo e não funcionar direito, o seu cliente poderá ter falha no motor do automóvel e perda de potência. Por isso, é importante fazer a manutenção do corpo e orientar seu cliente para que fique de olho nas datas para a próxima revisão automotiva.

O que é o sensor de posição de borboleta? Também conhecido como TPS (Throttle Position Sensor), o sensor de posição de borboleta é basicamente um potenciômetro. Ele é responsável por transformar a movimentação rotativa do eixo da borboleta do sistema de aceleração em valores de resistência elétrica.

LOCALIZAÇÃO: O Atuador da Marcha Lenta é encontrado no corpo de borboleta, geralmente fixado por dois parafusos ou encaixado sob pressão (tipo snap-in).

Localizado na parte externa do motor, o sensor de detonação, basicamente, funciona como um sensor de vibrações mecânicas. Ele tem a função de transformar as vibrações mecânicas do motor em relações elétricas capazes de serem interpretadas pela unidade de comando do veículo.

O que é o sensor de rotação
Ele fica localizado próximo ao bloco do motor ou ao virabrequim e desempenha a função crucial de medir a velocidade de rotação do motor em RPM, por meio de pulsos digitais que são captados na roda dentada do virabrequim, e repassados para a central de controle.

De acordo com a MTE-Thomson entre os principais sensores estão: sensor de rotação, sensor MAP (pressão absoluta do coletor de admissão), sensor MAF (mede a massa do ar admitido), sensor de oxigênio ou sonda lambda, sensor de velocidade e sensor de temperatura do líquido de arrefecimento.

Uma das principais razões do motor tremendo quando liga o ar condicionado é a possibilidade de uma sobrecarga no motor. Assim, o compressor de corrente alternada exerce uma pressão sobre o motor. Portanto, quando a carga ultrapassa a extensão, você terá problemas com a vibração.

O sensor de rotação do motor: o motor pode não funcionar ou parar abruptamente; O sensor de velocidade da roda (ABS): pode causar funcionamento errático do sistema. Para o diagnóstico pode ser utilizado o scanner, visualizando o parâmetro “Rotação”, “Velocidade do Veículo”, “Velocidade da Roda” (ABS).

Por isso, mesmo não sendo obrigatório, o ideal seria fazer uma verificação preventiva a cada revisão (ou no máximo a cada 40.000 km), e a limpeza sempre que for detectado o acúmulo de resíduos.

Quando esse problema é diagnosticado, a única solução é a troca do corpo de borboleta antigo, por um novo. Não é recomendado a troca dos componentes, pois isso pode acarretar na desregulagem dos outros componentes, o que só resultaria em mais dor de cabeça.