Como saber se o sensor de temperatura está com defeito?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Abaixo listamos os principais:

  1. Variação anormal na temperatura no painel;
  2. Aumento no consumo de combustível;
  3. Dificuldades na partida a frio;
  4. Eletroventilador do radiador não liga;
  5. Superaquecimento do motor.

Sensor de Temperatura da Água – CTS
Do inglês “Coolant Temperature Sensor”, o Sensor CTS é amplamente encontrado nos sistemas de injeção eletrônica e sua função é enviar para a UCE do motor os valores instantâneos de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Exemplo de Sensor de Temperatura da Água – CTS.

E por que o ponteiro de temperatura não sobe e desce na estrada? Porque não está submetido ao anda e para do trânsito urbano e a refrigeração do radiador não depende apenas do ventilador, pois o carro está em velocidades mais elevadas e, por isso, um grande volume de fluxo de ar na dianteira refrigerando o motor.

O modo mais simples de calibrar um sensor de temperatura é verificar como o dispositivo lê a temperatura de duas constantes físicas: o ponto de fusão do gelo e o ponto de ebulição da água (embora o último deva ser corrigido para pressão atmosférica).

O sensor de temperatura é um componente do carro que determina quando a ventoinha do radiador liga ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento. Se por algum motivo o sensor não estiver funcionando da maneira correta, a ventoinha não será acionada ou, caso funcione, será ligada diretamente.

Vale reforçar ainda que o sensor de temperatura do carro deve funcionar sempre que o veículo apresentar superaquecimento. E sempre que a luz acender, o motorista deve parar o carro e desligar o motor.

Os sensores têm o objetivo de indicar a variação térmica sofrida pelo sistema, enquanto que os reguladores controlam essa oscilação e corrigem os desvios de temperatura, mantendo o ambiente dentro de um intervalo desejado.

Causas do superaquecimento do motor
A válvula termostática travar na posição fechada e impedir o fluxo de água fria para resfriar a temperatura do motor. A bomba d'água apresentar vazamentos ou ter uma de suas pás desgastadas e, assim, não conseguir impulsionar a água na velocidade ideal.

A localização do sensor de temperatura varia de acordo com o modelo do carro. Geralmente, tal peça é posicionada no bloco do motor, em contato com o duto de fluxo de fluido do sistema de refrigeração. Porém, pode estar instalado no cabeçote, também em uma das galerias de passagem de líquido de arrefecimento.

90º é a temperatura ideal de funcionamento, nem acima nem abaixo. A ventoinha só é acionada pra manter a esta temperatura. Se está baixando a temperatura, mande verificar a válvula termostática. Ela deve estar travada aberta ou com sujeira, impedindo o total funcionamento.

Parte importante do veículo, ele é composto por alguns componentes, como a ventoinha do radiador ou o aditivo de radiador, e precisa funcionar em até no máximo 90ºC, evitando assim o superaquecimento que pode até levar à perda total do motor.

Normalmente, a temperatura varia na faixa de 90º C a 110º C, dependendo do ano e modelo do veículo. Sendo assim, resultados no termômetro acima disso podem indicar o superaquecimento do motor, acarretando em sérios danos à integridade das peças internas.

De forma mais simples, o sensor de temperatura do motor varia os seus níveis de tensão de acordo com a mudança de temperatura, seja quando o carro está desligado, ligado ou já aquecido. Quando o motor é acionado, por exemplo, o sensor registra um estado frio e vai aquecendo conforme o carro está em funcionamento.

Portanto, temperatura do motor que cai quando o carro trafega por uma longa descida é sinal de que a válvula termostática não está funcionando ou não está onde deveria.

Nestes casos o problema costuma ser o dimensionamento do sistema de refrigeração ou aquecimento. No exemplo, a geladeira não possui capacidade de resfriar a temperatura abaixo de -3°C. Por isso, nenhum SetPoint abaixo deste valor será atingido.