Como saber se o sêmen é bom?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

O sêmen saudável é geralmente de consistência viscosa, esbranquiçado e opalino, às vezes amarelado. Espesso na ejaculação, dilui após estar fora do organismo e possui um odor semelhante a alvejante, devido ao seu conteúdo de substâncias alcalinas, que protegem os espermatozoides do ambiente ácido da vagina.

Vida reprodutiva masculina
Porém, do mesmo jeito as mulheres, entre os 20 e os 40 anos, o homem tem uma facilidade maior de reprodução”, salienta o urologista Ulisses Albuquerque. Depois dos 45 anos, o homem já está com idade masculina avançada ou idade paterna avançada, que acaba dificultando a reprodução.

A análise seminal é uma parte importante da avaliação da saúde reprodutiva masculina. A cor do sêmen saudável deve ser esbranquiçada ou acinzentada, mas a presença de cor amarelada, marrom ou vermelho, pode indicar problemas de saúde que afetam a fertilidade masculina.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

Para fazer o espermograma caseiro é necessário que se colha o material da ejaculação por via de masturbação e a deposite em um recipiente com tampa. Pode-se usar o material com até 5 horas da ejaculação em condições favoráveis, sem contato direto com o ar. Este poderia danificar a qualidade do material a ser analisado.

Já o homem estéril é aquele que não pode ter filhos de jeito algum. As duas condições são diferentes, mas estão diretamente relacionadas porque, na maior parte dos casos, a esterilidade é a consequência final da infertilidade.

Sêmen com coloração amarelo-esverdeada
Os motivos pelos quais o sêmen pode adquirir a coloração amarelo-esverdeada incluem: Infecção: essa coloração pode ser provocada por infecções no trato urinário ou por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como clamídia e gonorreia.

O sêmen muito líquido, quase como água, indica a ausência de espermatozoides.

Nos homens, quando muito excitados, pode sair um líquido que pode ser confundido com a urina. Não é muita quantidade e é um líquido que ajuda na lubrificação. Se for muito abundante pode ser confundido com a urina, embora seja mais viscoso. Em algumas mulheres, também sai um líquido quando estão excitadas.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.

Espermograma. O espermograma é o exame básico da fertilidade masculina. A análise seminal tem dois aspectos: microscópico e macroscópico. O aspecto microscópico analisa as condições dos espermatozoides.

São solicitados exames como a ultrassonografia transvaginal, que avalia a cavidade uterina. Caso o resultado apresente alguma alteração, o especialista pode pedir exames complementares que vão ajudá-lo a responder à pergunta “como saber se sou infértil”.

Engolir sêmen faz mal à saúde? Mito. A não ser que o homem que ejacula esteja com alguma infecção, a ingestão de sêmen não faz mal à saúde, mas também não promove nenhum benefício.

Quais doenças que podem deixar o homem estéril? Dentre as doenças mais conhecidas podemos citar: infecção dos testículos pelo vírus da caxumba, câncer de testículo, linfomas e leucemias, tumores do sistema nervoso central, tumores de retroperitônio, diabetes e infecção na próstata.