Como saber se o selo da Anatel é falso?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Um selo original da Anatel precisa ter o logo da empresa e o número de homologação, que é composto de 12 dígitos agrupados em 3 blocos diferentes. O código pode se parecer com isso: HHHHH-AA- FFFFF. O 'H' refere-se ao número seriado, que é único e exclusivo do produto no cadastro de homologação da Anatel.

Um Celular Legal apresenta o selo Anatel, que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras, a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor, segundo os requisitos estabelecidos pela Anatel, além de condições de garantia e assistência ...

De acordo com a agência, um Celular Legal apresenta o selo Anatel, que indica a certificação e garante a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras. O selo normalmente está localizado no corpo do aparelho, atrás da bateria ou no manual.

Enquanto na versão americana o smartphone tenha suporte exclusivo para e-SIM, em outros países, como é o caso do Brasil, os iPhones ainda devem contar com porta para chip físico. Na tecnologia e-SIM o chip é integrado ao hardware do aparelho e permite que a operadora ative a linha do usuário à distância.

Isso significa que esses produtos devem estar de acordo com uma série de especificações e passar por uma série de testes que comprovem a segurança de uso e conformidade com a regulamentação brasileira de telecomunicações.

Homologar produtos de telecomunicações - ANATEL " Avaliação de Conformidade de Produtos para Telecomunicações." O que é? A avaliação da conformidade de produtos para telecomunicações garante ao consumidor o acesso a produtos testados de acordo com padrões de qualidade, segurança e requisitos funcionais.

A certificação ANATEL é necessária para a comercialização de produtos de Telecomunicações no Brasil. Telecomunicação é a transmissão, envio ou recepção de informação através de um processo eletromagnético por fio ou sem fio.

Certidão de Regularidade Estadual Inscritos em Dívida Ativa
Há Estados que possuem duas certidões: uma para débitos inscritos em Dívida Ativa e outro para débitos não-inscritos. Costumeiramente, os Estados optam por emitir uma certidão que englobe as duas situações.

O equipamento ficará retido na alfândega até que o procedimento seja concluído. Além da taxa de homologação, um imposto de importação também será cobrado. Caso detectada por uma Agência de Fiscalização, a utilização de smartphones não homologados pode acarretar multa para o dono do dispositivo.

Para verificar a procedência, é necessário consultar o IMEI em sites especializados ou na plataforma da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O procedimento permite verificar se existe algum bloqueio, ou se o código está registrado como um celular clonado, pirata ou adulterado.

Se o produto não for homologado, ele é apreendido e fica retido na área alfandegária. A Anatel notifica o destinatário para que ele solicite a homologação. Há uma taxa de R$ 200 para cobrir os custos administrativos de homologação.

Ainda que vinculada ao Ministério das Comunicações, a Anatel tem independência administrativa e autonomia financeira. Toda a regulamentação Anatel e as normas a serem homologadas pelo órgão são decididas em consenso por consulta pública e suas decisões precisam ser justificadas.

Consulte o IMEI ou número de série
Neste mesmo lugar, você consegue descobrir o número de série e validar se o aparelho ainda está na garantia no site da Apple. Além disso, os iPhones originais também mostram o IMEI na parte de trás da caixa do celular e na bandeja do cartão SIM.

Os aparelhos da Apple possuem uma tela chamada de display retina com tecnologia 3D Touch, que não é reproduzida perfeitamente em um iPhone falso. Em geral, um iPhone falso conta com resolução mais baixa, câmeras mais lentas na hora do clique e qualidade inferior à original em fotos e vídeos.

Cada aparelho traz consigo um código incorporado, que revela para qual país ele foi fabricado. São as letras imediatamente antes da barra no código do modelo. O mesmo código que analisamos no sistema também pode apontar para qual país ele foi fabricado.

Acesse www.anatel.gov.br/consumidor e nos acione pelo sistema Anatel Consumidor.