Como saber se o selo Anatel é verdadeiro?

Perguntado por: rgonzaga . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Como verificar o selo da Anatel? Uma das formas de verificar a validade do selo é por meio da plataforma Mosaico, lançada pelo órgão regulador em 2016. No espaço indicado, informe a sequência de números e códigos que aparece no selo do aparelho, normalmente localizada na parte traseira — conforme indicamos logo acima.

Um Celular Legal apresenta o selo Anatel, que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras, a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor, segundo os requisitos estabelecidos pela Anatel, além de condições de garantia e assistência ...

Vamos ao passo a passo.

  1. Com o documento em mãos acesse o portal do extrajudicial do seu estado.
  2. Escolha o tipo de documento, o número e aperte em consultar.
  3. Só esperar e ver qual o resultado da consulta.
  1. Acessar o link: https://sistemas.anatel.gov.br/mosaico/sch/publicView/listarProdutosHomologados.xhtml.
  2. Preencher os campos, conforme exemplo abaixo: ...
  3. Localizando e emitindo o ANATEL do produto: ...
  4. Acessar o link: ...
  5. Preencher os campos, conforme exemplo : ...
  6. Emitir Certificado ANATEL :

Apesar de estar presente na caixa dos celulares, também é possível obtê-lo pelo próprio aparelho. Para isso, basta digitar *#06# no aplicativo de ligação do telefone.

A certificação ANATEL é necessária para a comercialização de produtos de Telecomunicações no Brasil. Telecomunicação é a transmissão, envio ou recepção de informação através de um processo eletromagnético por fio ou sem fio.

Isso significa que esses produtos devem estar de acordo com uma série de especificações e passar por uma série de testes que comprovem a segurança de uso e conformidade com a regulamentação brasileira de telecomunicações.

Como identificar se uma operadora tem autorização da Anatel?

  1. Acessar o site da Anatel;
  2. No canto superior esquerdo, abrir o menu oculto (três barras) e posicionar o mouse em ”Regulado”;
  3. Escolher/clicar na palavra ”Outorga”;
  4. Ao abrir as opções, clicar em ”Lista de Autorizados”.

A consulta aos produtos certificados e homologados pela Anatel pode ser efetuada por meio da página Consulta de Produtos.

Agência Nacional de Telecomunicações.

Todos os documentos emitidos pelos cartórios de Notas, Registro Civil e Registro de Imóveis contam com um selo digital. Esses selos têm um número que pode ser consultado pela página https://selodigital.tjsp.jus.br.

O que é um selo de autenticidade? O selo de autenticidade é uma certificação autoadesiva que reconhece que aquele produto foi desenvolvido ou certificado pelo fabricante ou emissor.

Os selos postais e demais produtos filatélicos dos Correios do Brasil podem ser adquiridos principalmente nas Agências que possuem Guichês Filatélicos, mas também nas demais agências de Correios de todo o País.

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Os dispositivos homologados pela Anatel recebem um selo completo contendo número da homologação, o código de barras e a logomarca da Anatel. Dependendo do tamanho do aparelho, isso pode mudar um pouco, mas é fácil reconhecer homologados.

Esse pequeno selo é capaz de atestar ao consumidor que o aparelho em questão tem compatibilidade com as redes brasileiras, funciona dentro dos padrões de segurança e ainda conta com garantias e condições de assistência técnica.

Todo celular pirata não é homologado e está passível de bloqueio, mas nem todo celular não homologado é pirata. Celulares não homologados são aqueles que não passaram pelos testes de conformidade da Anatel e, com isso, não tem o selo da agência.