Como saber se o saldo do FGTS está bloqueado?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A imagem de um cadeado ao consultar o saldo do FGTS indica que o valor do Fundo está bloqueado, ou seja, não é possível movimentar o dinheiro depositado na conta.

Porque o saldo do FGTS fica bloqueado? Como visto, o saldo do Fundo de Garantia pode ficar bloqueado por diferentes razões: por adesão ao Saque-Aniversário (que permite o resgate parcial, uma vez ao ano), por garantia para empréstimo consignado FGTS; por decisão judicial e etc.

Ter o saldo bloqueado FGTS significa que não é possível movimentar o dinheiro do fundo de garantia que foi depositado em conta. Ou seja, o usuário não pode sacar nem transferir o dinheiro. Apesar de haver o valor, ele fica indisponível para utilização. Não existe apenas um único motivo para o bloqueio.

Correndo tudo bem, o Juiz escreve a decisão e manda realizar o desbloqueio. Aguarda-se o prazo de defesa contra essa decisão e depois vai ao cartório para realizar o desbloqueio no sistema. Só depois disso tudo é que o Banco tem em média até 48 horas para liberar os valores na conta.

O único caso, no entanto, em que não se pode fazer saque emergencial do FGTS (liberado em situações de calamidade pública, por exemplo) é quando houve antecipação do saque-aniversário e, por esse motivo, o saldo ficou bloqueado como garantia da operação de crédito (empréstimo).

Bloqueio da poupança social por limite de saldo
Isso significa que ela não pode ter um saldo superior a R$ 3.000. Segundo a Caixa Econômica, a poupança será bloqueada no caso de o saldo ou a soma de todos os depósitos nela exceder os R$ 3 mil duas vezes no período de um ano.

Quando se tem saldo a receber
Por isso, se ao ser demitido houver saldo suficiente na sua conta do FGTS para pagar o empréstimo, não se preocupe que o valor continuará sendo descontado automaticamente, basta acompanhar o saldo no app do FGTS.

Quem antecipou o saque aniversário pode sacar o FGTS em 2022? A resposta é sim.

Quem fez a antecipação do saque-aniversário, mesmo com saldo em conta, não pode sacar o FGTS emergencial. Isso porque, quem fez a antecipação, fica com o saldo bloqueado no período em que tiver parcelas para serem descontadas.

Reparamos que no Extrato do FGTS P/ Fins Rescisórios contava a seguinte informação: Conta com Bloqueio e/ou Empresa Bloqueada. O problema é que a pessoa que foi desligada sacou o Saldo do FGTS pelo Tempo de Serviço, porém NÃO CONSEGUE SACAR A MULTA.

Para desbloquear, é preciso transformá-la em uma conta Poupança tradicional da Caixa e resgatar o valor integralmente.

O saldo pode estar bloqueado por diversos motivos, indícios de fraude, depósitos em cheque, caução, dentre outros. Convém procurar o gerente da sua agência.

Provisão de dinheiro em conta bancária que se encontra bloqueada.

Como desativar o saque aniversário? Você pode solicitar a mudança da modalidade a qualquer momento, através dos mesmos canais de adesão: site da Caixa, aplicativo FGTS ou indo presencialmente em uma agência da Caixa Econômica de sua preferência.

Se você teve sua conta ou bens bloqueados, é preciso entrar em contato com sua instituição financeira para reunir as informações sobre o processo do bloqueio, como a origem da ordem e a vara judicial, o número do processo e o número do protocolo da ordem.

Somente um pedido formal no processo judicial pode desbloquear a conta bancária. Por isso, apenas a solicitação formal de desbloqueio perante o juiz tem o poder de tirar o bloqueio. O juiz encaminhará para seu banco ou instituição financeira uma ordem judicial para a liberação da conta e dos valores.

Portanto, ainda que esteja vinculado à modalidade do Saque-Aniversário, o trabalhador demitido sem justa causa poderá sacar a multa rescisória calculada em 40% sobre o saldo do FGTS.

Toda vez que um trabalhador com carteira assinada é demitido sem justa causa, a empresa deve pagar uma multa rescisória de 40% do valor do FGTS.

Acesse sua conta de FGTS por meio do APP FGTS ou do site do FGTS na CAIXA; 2. Autorize a CAIXA a consultar a consultar seu FGTS>>Principal>>Autorizar Bancos>>Empréstimo Saque Aniversário>>Instituições Financeiras>>selecione a CAIXA>> clique em Confirme; 3.

Para fazer a retirada é preciso que o cotista tenha recursos liberados. Ou seja, quem antecipou saque-aniversário e ficou com o valor bloqueado não pode receber.

Além disso, não é possível solicitar a modalidade caso ela esteja sendo utilizada, ou seja, se a quantia disponível estiver sendo utilizada como forma de pagamento não será possível antecipar o saque novamente.