Como saber se o rosto está envelhecido?

Perguntado por: uconceicao . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Além das rugas: outros sinais que indicam o envelhecimento do rosto

  1. Perda do volume facial. Com o envelhecimento, é comum perder também os compartimentos de gordura da pele, afetando o volume facial. ...
  2. Olheiras. ...
  3. Manchas. ...
  4. Cicatrizes de acne. ...
  5. Vasinhos no rosto. ...
  6. Ponta nasal caída.

Flacidez fica começa a ficar mais evidente no rosto a partir dos 45 anos. Depois das linhas finas de expressão e do "bigode chinês", a pele aos 45 anos começa a ficar mais flácida naturalmente.

“Uma pele envelhecida apresenta diminuição do tônus e da elasticidade, evidenciando linhas de expressão e flacidez devido à perda de tecido fibroso, à renovação celular mais lenta e à redução da rede vascular e glandular”, afirma a dermatologista Vanessa Kodani.

Consumo de açúcares e gordura
Em excesso, o açúcar é responsável por outro processo de envelhecimento celular chamado “glicação”. O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas. Assim ela perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas.

Região do Terço Médio da Face. Essa é a região do meio da face, incluindo todo o malar. É a parte que envelhece primeiro, por isso, é onde mais perdemos gordura. A partir dos 25 anos os compartimentos de gordura do terço médio da face já começam a perder volume.

vitamina C

A vitamina C é considerada um dos mais poderosos antioxidantes e, portanto, seu consumo é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Essa vitamina possui efeito anti-idade e de proteção contra os malefícios dos raios ultravioleta. A vitamina C trabalha junto da vitamina E na proteção contra o dano oxidativo [2].

Pele clara só envelhece mais rápido se não houver proteção solar diária. A questão do envelhecimento precoce ou tardio da pele se resume à melanina. Ela é a proteína que dá pigmento à pele, ou seja, aparece em maior quantidade nas peles morenas e negras.

Quais os sinais visíveis do envelhecimento da pele
Ainda na juventude, o primeiro sinal de que sua pele está realmente envelhecendo é o aparecimento de linhas finas de expressão. Elas podem surgir em diferentes áreas do rosto, mas são mais comuns nas regiões dos olhos, bochechas e até mesmo na testa.

Em geral, os rostos que têm uma estrutura óssea muito angulosa, com maçãs e o ângulo da mandíbula muito marcados, "tendem a envelhecer melhor, porque têm uma estrutura óssea mais forte".

Uma alimentação equilibrada está entre os principais itens que ajudam a deixar a pele bonita, jovem e hidratada. São os alimentos que você consome regularmente que definem a aparência e qualidade do tecido cutâneo, não apenas em um mês, mas também em 1,2 anos ou mais.

Enquanto uma pele envelhecida pela passagem do tempo apresenta textura mais lisa, ligeiramente atrofiada, com rugas discretas e sem manchas, a pele fotoenvelhecida tem superfície mais áspera e espessa, repleta de manchas e de rugas acentuadas.

  1. 1 - Nunca deixe de retirar a maquiagem.
  2. 2 - Use protetor solar todos os dias.
  3. 3 - Invista na esfoliação.
  4. 4 - Não descuide da hidratação.
  5. 5 - Procure seguir um estilo de vida saudável.

Os antioxidantes são indispensáveis no tratamento e prevenção do envelhecimento da pele, dentre eles a Vitamina C é referência. Estes ativos retardam a oxidação das células e minimizam rugas, linhas de expressão e a flacidez.

Entre os principais estão o peeling químico, Laser de CO2, microagulhamento, preenchimento facial e Botox. Agora que você já sabe que tratamentos naturais podem ajudar a manter a pele bonita, mas de forma alguma rejuvenescem o rosto, vamos te contar o que realmente funciona e pode rejuvenescer até 20 anos a aparência!

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.