Como saber se o rolamento dianteiro está com problema?

Perguntado por: lourique9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Fique atento. Quando um caminhão ou ônibus chega na oficina com ruídos na roda, um "ronco" ou trepidação do eixo dianteiro, é provável que o problema esteja nos rolamentos. Isso pode causar acidentes no caso de uma quebra enquanto o veículo está rodando, já que a roda pode cair sem que o motorista nem ao menos perceba.

Quando temos problema no rolamento do carro, é identificado por um som áspero vindo das rodas, parecido com um ronco, como se tivesse areia nas rodas. O ruído aumenta de acordo com a distância que o carro percorre, mas não confunda o som do pneu desgastado com o problema no rolamento do carro.

O momento de certo de trocar o rolamento do carro
A recomendação geral é realizar uma inspeção a cada 20 mil km rodados e a troca a cada 70 mil km rodados, mas este número é uma estimativa.

Mas o rolamento fazendo barulho é perigoso? Sim, o desgaste do rolamento de roda é um risco sim de segurança, quanto mais você rodar com seu carro, o barulho tende aumentar devido o desgaste da peça e o risco da roda chegar a sair do veículo é muito grande.

Quais são os principais defeitos em rolamentos?

  • Corrosões químicas;
  • Danos físicos causados por elementos estranhos;
  • Desalinhamento;
  • Descascamento;
  • Vibração excessiva e trepidação;
  • Queimaduras por corrente elétrica;
  • Dentre outros.

Em média, os rolamentos têm vida útil de 70 mil quilômetros rodados, mas, com a manutenção preventiva no tempo recomendado, esse prazo pode se estender.

Os barulhos na roda do veículo geralmente aparecem por conta de folgas no pneu e isso exige um ajuste a ser feito por um mecânico. O som é uma espécie de “toc-toc” que persiste enquanto o automóvel está em movimento. Outra causa frequente que pode ocorrer na roda dianteira é o desgaste das pastilhas de freio.

Negligenciar as atividades de lubrificação é a maior causa de falha em rolamentos. A lubrificação dos rolamentos deve ser como um tripé composto pelos itens: lubrificante certo, quantidade certa e intervalos de relubrificação certo.

Quando o problema é no rolamento de roda, na maioria dos casos, o ruído costuma aparecer acima dos 40 km/h. Já no caso de um pneu deformado, o ruído ocorre em todas as velocidades.

Causas do barulho no volante
Uma causa bem comum para barulho no carro é defeito no rolamento do coxim do amortecedor. Essa peça se encontra nas torres dos batentes hidráulicos na parte interna do coxim, que por sua vez fica entre a parte externa e interna da caixa de roda.

Uma das maiores confusões do pneu fazendo barulho de rolamento é com o pneu desgastado por falta de rodízio. Quando um ou dois pneus ficam desgastados de maneira irregular, por causa da falta de rodízio, os proprietários começam a reparar em um barulho estranho vindo das estruturas.

Eles são sensíveis à sujeira e à água. Ou seja, um dos fatores que danificam o rolamento são as enchentes. Entretanto, eles sofrem também com desgaste natural. A verificação deve ser feita a cada 20 mil km, tendo, em média, uma durabilidade de 70 mil km, no caso do rolamento traseiro.

O rolamento tem a finalidade de diminuir o atrito quando as rodas giram, além de proporcionar mais velocidade. Dessa forma, quando alguém acelera o seu veículo, o rolamento entra em ação, permitindo um ritmo maior às rodas, inclusive de aeronaves.

Abaixo, listaremos alguns sinais que, quando verificados, apontam para a necessidade de manutenção ou substituição do cubo de roda.

  1. Empenamento. ...
  2. Ruído estridente vindo do pneu. ...
  3. Vibração e folga no volante. ...
  4. Pneu e roda com jogo quando suspenso.

Quando o rolamento da roda está quebrado ou danificado, o ruído começa muito fraco e torna-se mais alto ao longo do tempo. Soa como o barulho que seus pneus fazem quando batem em algo metálico na estrada, às vezes parecido com o som de cartas batendo nos aros de uma bicicleta.

É preciso lubrificar um rolamento blindado? Sim! Porém, depende do tipo de blindagem do rolamento. Caso seja um rolamento ZZ, a lubrificação não é necessária, visto que esse tipo de peça possui lubrificação de fábrica, feita para durar e ser eficiente durante toda a sua vida útil.

O método mais simples de lubrificação com óleo é o banho de óleo. Desse modo, o óleo é captado pelos componentes rotativos do rolamento e distribuído dentro do mesmo. O nível do óleo deve ficar um pouco abaixo do centro do corpo rolante que ocupar a posição mais baixa quando o rolamento estiver parado.

Em perfeito estado, o rolamento também diminui o consumo de combustível, reduz a emissão de gases poluentes e o gasto dos pneus. Por outro lado, a não preservação deste componente pode provocar o travamento das rodas, a perda do controle do caminhão e, em consequência, graves acidentes.

Manutenção do material
Limpar todo o conjunto em contato com o rolamento, removendo cavacos, resíduos de lubrificante (óleo ou graxa), antes de instalar o componente novo. – Trocar o lubrificante de acordo com o plano de manutenção do equipamento, lembrando que o mesmo deve ser armazenado em local limpo e seco.

Quais as melhores marcas de rolamentos de primeira linha?

  • Rolamentos NSK.
  • Rolamentos SKF.
  • Rolamentos FAG.
  • Rolamentos NTN.
  • Rolamentos SNR.
  • Rolamentos INA.
  • Rolamentos TIMKEN.

Folgas na direção, batidas mais secas e barulhos agudos nas curvas ou desníveis podem indicar que o pivô está com problemas. Desgaste irregular dos pneus também é um sinal, embora problemas em outras peças causem esse mesmo sintoma.