Como saber se o RN tem autismo?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Os sinais de autismo em bebês são:

  • Dificuldade no contato visual, mesmo em situações como a amamentação;
  • Não se voltar para barulhos ou quando é chamado pelo nome;
  • Não se voltar quando chamamos sua atenção;
  • Hipersensibilidade (que se mostra como incômodo ou choro) ao toque de outras pessoas;
  • Dificuldade de amamentar;

Os primeiros sinais de autismo
Em alguns casos, o bebê não fala mesmo após um ano de idade. Já outros demonstram habilidades comunicativas e sociais no começo, mas entre 15 e 24 meses começam a regredir e perdê-las. Eles ainda são menos propensos a apontar para as coisas que desejam ou que indicam suas necessidades.

Não existe um exame laboratorial que detecta o autismo, o diagnóstico é realizado por meu de acompanhamento de um profissional, que pode ser um psiquiatra ou psicólogo. Olá! O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista é é feito através de uma avaliação clínica.

Alguns sintomas do autismo podem ser bastante sutis em bebês. Aos 6 meses de idade, por exemplo, elas podem não ter um sorriso social recíproco, ou seja, não retornam o sorriso dos pais. Além disso, podem ter dificuldade em fazer contato visual, ou seja, não fixam o olhar por muito tempo e não acompanham os movimentos.

Concluindo... Os pais têm mais chance que as mães de transmitir aos filhos genes com alterações que poderão resultar no desenvolvimento de autismo, e, quanto mais velhos são, maior o risco.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do TEA, temos: Diabetes mellitus e ganho excessivo de peso durante a gravidez; Obesidade gestacional, que praticamente dobra o risco de TEA.

O desenvolvimento do “olho no olho”
Entre 6-10 semanas, o bebê começa a dirigir o olhar mais intencionalmente, olhando diretamente para seus pais ou cuidadores e sustentando o olhar com os olhos bem abertos. Aos 3 meses, o bebê pode seguir os movimentos de seu pais ou cuidadors a partir de certa distância.

A presença de anomalias fetais no sistema urinário, coração, cérebro e em outros órgãos, detectada por ultrassonografia pré-natal, pode sinalizar diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA), sugere nova pesquisa.

Assim, um dos maiores estudos recentes sobre a quase do autismo, mostra que quase o transtorno é quase totalmente genético, sendo 81% hereditário, ou seja, herdado dos pais ou mais. Estamos falando da pesquisa publicada pelo JAMA Psychiatry em 2019, que teve mais de 2 milhões de indivíduos, de 5 países diferentes.

É sinal de ansiedade? — Os recém-nascidos começam a desenvolver os movimentos progressivamente. Aos 5 meses, eles passam a “treinar” os movimentos das perninhas para estimular os músculos, tendões e o sistema nervoso. Isso contribui também para que aprimorem a coordenação motora.

No primeiro ano de vida, sorrisos e lágrimas são as únicas formas de um bebê se comunicar. - Chorar é um sinal de que eles querem mudar alguma coisa. Sorrir significa o oposto. A risada mostra que a criança quer que você continue o que está fazendo, por exemplo - explica o pesquisador.

Os papais podem estranhar, mas os recém-nascidos ficam com os punhos fechados a maior parte do tempo. Isso acontece porque o movimento das mãos do bebê ainda estão em desenvolvimento. Essa é a explicação pela qual os pequenos seguram o dedo de um adulto com força.

Entretanto, um estudo publicado pelo JAMA Psychiatry, em 2019, afirmou que o risco do autismo é majoritariamente genético e em torno de 97% com herdabilidade de 81% , conferindo apenas 1% a 3% aos fatores ambientais.

6 sinais de autismo em bebês

  1. 1- Bebê não reage aos estímulos sonoros. ...
  2. 2- Não emite contato visual quando é chamado pelo nome. ...
  3. 3- Não possui expressões faciais. ...
  4. 4- Não brinca com outras crianças e não gosta de gestos carinhosos. ...
  5. 5- Não conseguem e nem tentam falar. ...
  6. 6- Faz movimentos repetitivos.

É comum que já nos primeiros dias de vida as crianças comecem a sorrir, mas não se iluda: neste caso, é um reflexo involuntário e, muito provavelmente não seja para você. O que não quer dizer que isso não seja um bom sinal. Aliás, muito pelo contrário, significa que está tudo indo maravilhosamente bem.

Um destes reflexos é o de moro, também conhecido como reflexo do sobressalto (o bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas e abre os braços) e é uma resposta biológica a estímulos novos no ambiente da criança. O reflexo mostra que o sistema nervoso do bebê está se desenvolvendo adequadamente.

Visão nos primeiros meses de vida dos bebês
Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido ainda não tem a capacidade de enxergar muito além dos 20 ou 30 centímetros de distância entre os seus olhos e qualquer objeto. Por esse motivo, bebês só reconhecem o rosto da mãe ou do pai quando estão muito próximos a eles.

O bebê com 1 mês é um pouco mais ativo que o recém nascido e já consegue levantar a cabeça por pouco tempo quando é colocado de bruços. Durante esta fase, o bebê também já consegue acompanhar movimentos perto de si e fixar para um ponto luminoso.

O recém-nascido ainda não consegue ver as cores — só em tonalidades de cinzento. Tem também a visão desfocada, com uma acuidade visual de cerca de 20/400, e não consegue focar nada a mais de 20 a 25 centímetros de distância.

Durante os três primeiros meses de vida os recém-nascidos costumam se movimentar bastante enquanto dormem. Eles mexem as pernas, esticam os braços rapidamente ou mexem a cabeça. Esses breves espasmos conhecidos como mioclonias do sono do bebê são naturais e não costumam duram mais de 20 segundos.

Na verdade, esses movimentos só parecem aleatórios, mas eles têm uma função importante para o futuro breve. Eles servem para preparar o corpo e os sentidos dos recém-nascidos para outras habilidades, que serão desenvolvidas meses depois, como a capacidade de agarrar objetos e de engatinhar.