Como saber se o rim está sangrando?

Perguntado por: dparis . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

O sangue pode ser visível a olho nu (hematúria global) ou apenas visível usando um microscópio (hematúria microscópica). Com as lesões penetrantes, a localização da ferida (se for na parte superior ou no meio do abdômen, nas costas ou no flanco) pode ajudar os médicos a determinar se o rim está danificado.

Possíveis Causas:
Cálculos renais: Os cálculos (pedras nos rins) podem ocasionalmente ferir os canais do sistema excretor e, assim, deixar sangue na urina. Tipos de cânceres: Além de incontinência urinária e perda de peso, doenças graves também possuem dor e sangramento ao urinar como sintomas.

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

A hemorragia interna normalmente ocorre devido a lesões de órgãos internos, e não podem ser vistas, mas podem ser percebidas. Alguns sinais, como desmaio, pulso fraco ou acelerado, suores abundantes, palidez e sangue na boca, são importantes para que se desconfie de que a vítima está tendo uma hemorragia interna.

Esta inflamação afeta a capacidade do rim de filtrar os resíduos tóxicos e o líquido em excesso. Em muitos casos, não é possível explicar suas causas, mas, geralmente, ocorrem como uma resposta do sistema de defesa do organismo a uma “agressão” – que pode ser um medicamento, uma substância tóxica ou uma infecção.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Resumindo, o exame de creatinina é usado como marcador de insuficiência renal, quanto maior seu valor, pior está o funcionamento dos rins.

O sintoma mais comum de câncer de rim é a presença de sangue na urina, chamada de hematúria e também pode ser a causa de outras doeças. Por isso, procure seu médico ao notar sinal de sangue na urina. Os sintomas também podem incluir: Dor lombar, no abdômen ou dos lados do corpo.

A doença renal pode ser silenciosa, mas em alguns casos os indivíduos sentem alguns sintomas. Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência.

Se você tiver insuficiência renal aguda, pode precisar de diálise por apenas alguns dias ou semanas, enquanto seus rins se recuperam. Se os seus rins estão prejudicados demais para recuperar a sua função, então você precisará de diálise por mais tempo ou de um transplante de rim.

Mariana Pigozzi, podemos listar alguns exames de triagem, são os que seguem abaixo.

  • Dosagem de ureia;
  • Dosagem de creatinina;
  • Exame de urina (EAS) ou urina simples;
  • Perda de proteína na urina;
  • Exames de imagem renal (USG e tomografia).

A pielonefrite aguda é uma infecção dos rins. Esta doença é muitas vezes causada por bactérias que sobem da bexiga para os rins. A pielonefrite afeta com mais frequência mulheres do que os homens. Os sintomas comuns costumam ser dor nas costas ou na barriga, febre, náuseas e vómitos.

A presença de sangue na urina (hematúria) deve ser sempre investigada. De preferência, por um Médico Urologista. No entanto, apesar da angústia que esse sintoma pode provocar, ele nem sempre é sinal de doenças graves, como o câncer.

Normalmente, o sangue de origem arterial, possui grande pressão e é de tom vermelho vivo, por ser rico em oxigênio, portanto, é a forma mais grave de perda, necessitando de atendimento rápido. O sangue de origem venosa possui menor pressão e é de tom vermelho escuro, por ser pobre em oxigênio.

infecção nos órgãos reprodutivos: clamídia, gonorreia, vaginite e doença inflamatória pélvica são algumas das infecções que podem causar hemorragias entre as menstruações; tumores malignos: os cânceres de colo do útero, de vagina e de endométrio têm o sangramento vaginal como um dos seus sintomas.

Sim, alguns medicamentos podem causar sangue na urina. Dentre as medicações mais comuns que causam esse efeito estão a penicilina, aspirina e heparina.