Como saber se o RH vai me contratar?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 25 de abril de 2023
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O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

Confira alguns sinais de que você não passou na entrevista de emprego.

  1. O recrutador não mostra interesse pelas habilidades do candidato. ...
  2. As entrevistas são concluídas de forma muito rápida. ...
  3. O candidato não recebe um retorno dentro do prazo estipulado.

Fatos e dados que comprovem seu diferencial
“A maneira como você executou determinadas tarefas, fez suas escolhas de carreira ou o tipo de formação que você teve”, enumera Irene. Tudo isso contribui para que o recrutador faça uma pintura do tipo de pessoa que você é.

Conforme a legislação, presente no artigo 445 e 451 da CLT, o contrato de experiência pode ter a duração máxima de 90 dias. Caso ele seja estabelecido por um período inferior, por exemplo, 45 dias, ele poderá ser prorrogado.

Leia a seguir mais detalhes sobre as três etapas de uma entrevista:

  1. Contato. Essa etapa consiste no afunilamento das pessoas que se candidataram à vaga. ...
  2. Teste de perfil. Outra etapa da entrevista é o teste psicológico . ...
  3. Conversa com o RH ou com a gestão.

O processo de admissão de colaboradores pode ser bem demorado. Na maioria dos casos pode durar duas semanas, mas pode levar ainda mais de um mês.

A duração de uma entrevista depende de alguns fatores, como o perfil do recrutador e o cargo pretendido. De modo geral, é possível estabelecer uma média de 30 minutos a uma hora para uma boa entrevista, mas existem casos em que 15 minutos foram suficientes para resultar em contratação.

Em 44% dos casos, uma empresa demora até duas semanas para chamar depois da entrevista. Em 37% dos casos, uma empresa demora até uma semana para chamar depois da entrevista. E em apenas 4% dos processos seletivos, a empresa demora um dia para chamar. Fonte: Indeed.

Muitas vezes, mesmo após a escolha do melhor candidato, o processo seletivo demora para ser finalizado porque a empresa ainda não definiu o melhor destino para o atual profissional que ocupa a vaga: o desligamento da empresa ou a transferência para outra área.

Ser convidado para conhecer a empresa também pode ser algo positivo no seu processo de candidatura. Muitos recrutadores fazem isso como uma forma de mostrar ao candidato o ambiente corporativo , a forma como a instituição se organiza e trabalha, enfim, como é a rotina no local.

Se o recrutador não der prazo e sumir, mandar um e-mail entre duas e três semanas após o último contato pode ser uma boa ideia. “Não existe uma receita de bolo, o que vale é usar o bom senso. Fazer o acompanhamento do processo não significa ligar a cada três dias para saber se há alguma novidade”, diz.

A entrevista é o momento em que o seu comportamento é analisado e as informações do seu currículo são verificadas. Essa é, provavelmente, a fase mais amedrontadora do processo seletivo e que mais reprova candidatos .

triagem — até 7 dias; convite — até 3 dias; entrevista — até 7 dias; negociação — até 7 dias.

Responda o que for perguntado, sem enrolar e exagerar. Uma pessoa que se faz entender, chama a atenção. 3 - Conheça a #empresa. Os recrutadores ficam atentos àqueles candidatos que realmente conhecem a empresa, mostram que estudaram e demonstram interesse.