Como saber se o resultado do exame de urina tem infecção?
A presença de bactérias na urina transforma esses nitratos em nitritos. Portanto, fita com nitrito positivo é um sinal indireto da presença de bactérias. Nem todas as bactérias conseguem metabolizar o nitrato, por isso, exame de urina com nitrito negativo de forma alguma descarta infecção urinária.
Qual a quantidade de leucócitos é considerado infecção urinária?
O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.
O que é preocupante no exame de urina?
Alterações na composição
Altos níveis de proteína podem indicar intoxicações ou infecções urinárias. Já a presença de glicose pode ser diabetes ou problemas renais. Também há a chamada hematúria, a presença de sangue na urina, que pode indicar cálculo, infecção ou câncer no aparelho urinário.
Qual o valor normal de leucócitos no exame de urina?
Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro. Dessa forma, podem representar apenas variação individual.
Qual é o valor normal do pH da urina?
Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.
Quando é que uma infecção urinária é considerada grave?
A chamada Pielonefrite ocorre quando a infecção chega aos rins, tornando-se a variação mais preocupante da infecção urinária, podendo levar a uma infecção generalizada e até mesmo o óbito do paciente.
O que significa aumento de leucócitos na urina?
A litíase no trato urinário e tumores de bexiga também podem levar a aumento do número de leucócitos na urina, pois são condições que induzem resposta inflamatória; além disso, a litíase dificulta o fluxo urinário, facilita a implantação de microrganismos e, em conseqüência, o desenvolvimento de infecção urinária.
O que são as hemácias na urina?
A hemácia está entre os principais componentes do sangue, portanto, se o exame apresenta a hematúria, muito provavelmente, há um local de sangramento em algum dos órgãos do sistema urinário ou o rim não está filtrando corretamente o sangue e as hemácias estão escapando.
Quantos leucócitos indicam infecção?
O aumento dos leucócitos, também chamada de leucocitose, acontece quando essas células estão acima de 11.000/µL. Esse quadro também pode se desenvolver por diversos motivos, sendo os principais: Infecção bacteriana ou viral. Processo inflamatório (trauma, cirurgias, doenças reumatológicas e queimaduras)
Como ler o resultado do exame de urina?
Exame físico do sumário de urina
- Urina vermelha/amarelo muito escuro: presença de pigmentos como a hemoglobina, mioglobina;
- Alaranjada: pode indicar presença de bilirrubina;
- Esverdeada: pode estar associada à infecção por bactéria;
- Preta: pode estar associada à rabdomiólise ou porfiria aguda intermitente.
Como fazer a contagem de leucócitos na urina?
Basta que se colete uma amostra de urina do paciente e envie para análise, porém alguns cuidados devem ser tomados para não afetar o resultado. O exame deve ser realizado dentro de 15 minutos a partir da coleta e, caso não seja possível o material deverá ser refrigerado.
Quando o exame de urina está normal?
pH. Um primeiro ponto que você pode encontrar nos exames EAS é a análise de pH. Ele analisa a acidez da urina, o que pode trazer informações importantes para os quadros de saúde. Uma urina com pH saudável deve estar entre 5 a 8.
Qual é a cor da urina quando está com infecção urinária?
Urina esverdeada ou azulada
Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana.
Como diferenciar leucócitos e hemácias na urina?
Na microscopia, uma amostra de urina é centrifugada para obter os sedimentos. Estes podem ser usados para examinar a presença de células epiteliais, leucócitos, hemácias, cilindros, cristais, bactérias e fungos.